Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DE DOENÇA A DESGRAÇA

José Leôncio morre em Pantanal? Ricaço ignora alerta de Zefa e corre risco

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira caracterizado como José Leôncio: ator tem os cabelos e a barba longos e grisalhos; ele tem a expressão séria e uma das mãos no peito em cena de Pantanal

Além do cansaço e das dores, José Leôncio (Marcos Palmeira) corre risco de ser assassinado

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 16/9/2022 - 8h13

José Leôncio (Marcos Palmeira) está cercado de todos os lados em Pantanal. Além dos sintomas de uma doença terrível, o fazendeiro entrou de vez na mira de Tenório (Murilo Benício) na novela das nove da Globo. Zefa (Paula Barbosa) tentará alertar o ex-sogro das maldades do grileiro, mas será completamente difamada por Renato (Gabriel Santana).

O protagonista conseguirá se livrar do assassinato, mas sua saúde não dará trégua. Assim, a profecia do Velho do Rio (Osmar Prado) se cumprirá. O pecuarista deve morrer no último capítulo do folhetim, logo depois de se casar com Filó (Dira Paes).

Se todos os meios levariam a este fim, o problema será como o plano terrível de Tenório repercutirá nos demais moradores da fazenda. Zefa será a mais afetada. Depois de ouvir o plano de Solano (Rafael Sieg), a empregada correrá para detalhar tudo ao ex-patrão. Ninguém dará ouvidos, com exceção de Alcides (Juliano Cazarré), que sequestrará o pistoleiro.

O "rei do gado" ficará furioso com a ideia do peão. Para tentar remediar o estrago, ele convidará o vizinho e seus filhos para uma conversa séria. O homem jogará os argumentos de Zefa sobre a mesa, mas o cínico negará tudo.

"Não tô entendendo essa conversa. Meus filhos tão aqui comigo e não me deixam mentir! Teu filho foi baleado. Eu entendo a tua preocupação. Meu filho o rio levou", alegará o crápula, se referindo a José Lucas (Irandhir Santos) e Roberto (Cauê Campos), respectivamente. "E eu vou culpar alguém por isso? Agora, você mandar gente sua no meio da noite trazer o meu peão no laço até aqui... Isso eu acho uma ofensa!", resmungará o vilão.

Trouxa, o pai de Tadeu (José Loreto) tentará amenizar a situação. Ele dirá que assume a culpa pelo que seus peões fizeram, mas também explicará o motivo: todos tinham certeza que o tal Solano queria matar o fazendeiro. "Eu posso saber de onde você tirou essa ideia?", retrucará Tenório, falsamente chocado.

"Por causa das coisas que a Zefa chegou aqui contando que ouviu lá na tua casa", fofocará o "rei do gado". "Que coisa? Do que você tá falando? Cadê aquela menina? Me chama ela aqui, pra falar na minha frente!", esbravejará o bigodudo.

Tal pai, tal filho

Renato (Gabriel Santana), então, colocará todo seu veneno para fora. Assediador, ele jogará suas próprias atitudes podres na conta dos vizinhos. "Ela é meio maluca. Ela contou que foi embora daqui porque você estava abusando dela, Tadeu. E, pelo o que ela disse, não foi o único. Nem o senhor, seu Zé Leoncio, escapou das histórias dela!", mentirá o paulistano.

O personagem de Marcos Palmeira ficará furioso. "Eu sou um homem direito, ocês fiquem sabendo. E ela tem idade pra ser minha filha", bradará o patriarca dos Leôncio. Fora de si, ele ordenará que a moça compareça ao recinto e dê suas explicações. A empregada vai assegurar que nunca disse nada disso, mas o ex-entregador continuará com sua fantasia.

"Falou... Você me falou que cansou de pegar o seu José Leôncio te comendo com os olhos", continuará o crápula mirim. "Mentira! Eu nunca disse isso! O seu Zé Leôncio nunca me faltou com respeito", afirmará a ex-namorada de Tadeu, desesperada.

Para dar mais veracidade para sua defesa, o grileiro interromperá a discussão e exigirá deixar tudo em "pratos limpos". "Pouco me importa quem olho pra que e quem se deitou com quem. Eu quero saber quando foi que você me ouviu dizer que eu queria matar o seu Zé Leôncio?", resmungará ele.

"O senhor... Eu nunca ouvi do senhor, mas ouvi o Renato e o Solano falando. Que o seu Zé Leoncio tinha que ser o primeiro... Eu vi ocê falando isso com ele!", tentará se defender a jovem. Mas não vai adiantar. A lábia de Tenório se sobressairá, e a pantaneira acabará levando a pior.

"Vamos parar com essa conversa por aqui!", gritará o homem. Eu vou abusar da sua generosidade e te pedir um favor: você entrega o meu peão lá pra polícia, manda eles levantarem a ficha dele... E se tiver qualquer coisa, você despacha ele pro quinto dos inferno. E você, Zefa, pode ir junto. Vamos embora!", disparará o grileiro.

Depois de tantas mentiras, nem José Leôncio acreditará mais na interiorana. "Ocê arrume suas trouxas, Zefa... Eu vou dar um jeito de te levarem pra cidade", ordenará ele.

Até o final do folhetim, porém, o fazendeiro voltará a acreditar na palavra da nora. A moça, inclusive, dividirá o altar com o sogro --ela se casará com Tadeu na mesma cerimônia do pecuarista e Filó. 

Por isso, a jovem estará presente quando a vida do protagonista chegar ao fim. Ele sentirá uma dor no peito, verá o Velho do Rio no famoso retrato de Jove (Jesuita Barbosa) e cairá morto, provavelmente vítima de um infarto. Os sintomas não serão completamente esclarecidos na novela.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Em outubro, a emissora vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#115 - Zefa come o pão que o cramulhão amassou em Pantanal!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.