Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

AGORA VAI?

Globo tenta evitar fracasso de Fuzuê e relança novela com aula de Maria Navalha

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

Olivia Araujo caracterizada de Maria Navalha em Fuzuê em um fundo liso amarelo

Olivia Araujo caracterizada de Maria Navalha em Fuzuê; novela das sete tenta subir a audiência

ODARA GALLO E CARLA BITTENCOURT

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 4/10/2023 - 8h00

A Globo montou uma operação de relançamento para tentar salvar Fuzuê do fracasso. A trama sobre o mistério envolvendo um tesouro antigo deixou o público confuso, e Maria Navalha (Olivia Araujo) foi colocada para dar uma aulinha rápida. A personagem adota um tom didático no vídeo exibido desde a última segunda-feira (2), no qual explica parte da história de Gustavo Reiz.

A estratégia foi traçada após o grupo de discussão da novela apontar que queria saber mais sobre o paradeiro de Maria Navalha. De acordo com fontes do Notícias da TV, as pessoas ouvidas tinham curiosidade a respeito da vida da personagem e do momento em que ela reapareceria. Além disso, os entrevistados admitiram dificuldade para entender a história envolvendo o tesouro escondido.

A emissora, então, elaborou uma propaganda em que a personagem de Olivia Araujo explica parte da trama após seu reencontro com a filha, Luna (Giovana Cordeiro). Diferentemente das inserções comuns na programação, em que apenas trechos de cenas dos próximos capítulos são exibidos, Maria Navalha olha direto para a câmera, como se falasse com o público.

"Eu jurei pra mim mesma que ia parar de trazer problemas pra Luna", diz. "Só que eu fui em busca de algo muito valioso, que chegou até ela e aproximou a minha filha de pessoas que eu quero distância", completa, enquanto imagens de Preciosa (Marina Ruy Barbosa) e Bebel (Lilia Cabral) aparecem. O vídeo termina com mais um mistério: "Como explicar agora que só fiz o que fiz por amor a ela?", indaga (clique aqui para assistir ao vídeo).

A história de estreia do autor Gustavo Reiz na Globo já começou com a mãe da mocinha desaparecida. Parte do drama de Luna girava em torno do paradeiro da cantora, que sumiu atrás de um tesouro perdido. O reencontro das duas foi ao ar apenas na sétima semana.

Hora da virada

Ainda de acordo com fontes da emissora, o surgimento de Maria Navalha é a grande aposta para fazer a história cair no gosto do público e engrenar. No entanto, o capítulo de sexta (29), quando mãe e filha ficaram frente a frente, marcou apenas 19,3 pontos na Grande São Paulo.

Antecessora de Fuzuê no horário, Vai na Fé (2023) só teve menos público em 27 de janeiro e 3 de fevereiro, quando ainda tentava reerguer os índices baixos de Cara e Coragem (2022). Depois disso, a novela de Rosane Svartman conseguiu se manter acima dos 20 e chegou a incríveis 26,7 pontos no último capítulo.

Apesar da audiência preocupante, o enredo desenhado por Gustavo Reiz tem mais trunfos a serem lançados. Ainda que a entrada de Maria Navalha tenha flopado, o autor poderá apostar em outro reaparecimento: o de César (Leopoldo Pacheco), pai de Preciosa e Luna.

O pesquisador sumiu no mar, mas seu corpo nunca foi encontrado. Antes de sair de cena, ele deixou para trás instruções para que a ruiva seguisse seus passos na busca pelo tesouro escondido na loja de Nero (Edson Celulari). Apesar de a família falar dele como se tivesse morrido, seu retorno é certo, o que promoverá uma segunda grande virada na história em breve.

Procurada pela reportagem para comentar o relançamento da novela, a Globo não respondeu aos questionamentos até a publicação deste texto.


Resumos Semanais

Fuzuê: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 28/2 a 2/3

Quarta, 28/2 (Capítulo 171)
Nero é acusado de sonegação de impostos. Vieira ameaça abandonar a defesa de Pascoal. Francisco discute com Nero e Miguel. Soraya conversa com Luna sobre Merreca e Francisco. Nero confirma a fraude cometida por Francisco. Heitor ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.