Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OPS!

Globo escorrega feio na ortografia em placa de O Sétimo Guardião

Reprodução/TV Globo

Erro gramatical na placa deixaria a professorinha Luz (Marina Ruy Barbosa) envergonhada - Reprodução/TV Globo

Erro gramatical na placa deixaria a professorinha Luz (Marina Ruy Barbosa) envergonhada

REDAÇÃO

Publicado em 6/1/2019 - 16h34

A aceitação de O Sétimo Guardião com o grande público já não é das melhores, e a novela de realismo fantástico de Aguinaldo Silva ainda parece não cooperar com ela mesma. Uma falha da produção da trama acabou exibindo um erro de ortografia em uma placa que mostrava "Bem-vindo à Tubiacanga". A crase, no caso, está incorreta.

O escorregão no português ocorreu em uma sequência em que Olavo (Tony Ramos) e Laura (Yanna Lavigne) chegam à cidade fictícia da novela Fera Ferida (1993), vizinha da atual Serro Azul, para encontrar Maria do Ó (Regina Antonini), que registrou Luz (Marina Ruy Barbosa) como sua neta.

A cena com o erro ortográfico, que deixaria a própria Luz envergonhada do que viu, já que a ruiva é professora, foi exibida no capítulo de quinta-feira (3) de O Sétimo Guardião e pode ser conferida no Globoplay aqui.

Pelas regras do uso de crase, o sinal gráfico é utilizado antes de Estados ou países com nomes femininos. São os casos, por exemplo, da Bahia e da Inglaterra. Portanto, se a placa afirmasse "Bem-vindo à Bahia", estaria correta. Em caso de cidades, mesmo fictícias (como Tubiacanga), a crase nunca é usada.

O Notícias da TV consultou o roteiro de O Sétimo Guardião e constatou que a falha não foi de Aguinaldo Silva: no texto entregue aos atores e diretores, a placa informava "Bem-vindo a Tubiacanga", sem a crase. O erro ocorreu após um deslize da equipe cênica da novela.

Não é a primeira (nem será a última vez) que a Globo escorrega na ortografia em suas novelas. O caso mais explícito foi em Eta Mundo Bom! (2016), que em sua escrita oficial apresentava o termo "Êta", inexistente na língua portuguesa. 

Mais preocupante do que os erros, no entanto, é a situação da audiência da trama de Aguinaldo Silva. Em 31 de dezembro, O Sétimo Guardião registrou apenas 15,2 pontos na Grande São Paulo.

O índice representa o pior desempenho de uma novela das nove em toda a história da Globo --o recorde negativo anterior, 15,3 pontos, tinha sido registrado por A Lei do Amor (2016) em plena noite de Natal.

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.