Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GALINHA SOFRIDA

Globo é acusada de maltratar animais em cena polêmica de Segundo Sol

Reprodução/TV Globo

Laureta (Adriana Esteves) arremessa galinha longe em cena de Segundo Sol exibida no sábado (27) - Reprodução/TV Globo

Laureta (Adriana Esteves) arremessa galinha longe em cena de Segundo Sol exibida no sábado (27)

GABRIEL SOUZA e LUCIANO GUARALDO

Publicado em 30/10/2018 - 15h01

A Globo está sendo acusada de maltratar animais em cenas veiculadas na novela Segundo Sol. No capítulo do último sábado (27), Laureta (Adriana Esteves) apareceu enforcando uma galinha e, em seguida, arremessando a mesma ave para longe da mesa de jantar de sua mãe, Dulce (Renata Sorrah). Numa segunda cena, a vilã dá um tapa em outra galinha.

O conteúdo exibido pela emissora provocou a revolta de internautas. Integrante do maior grupo vegano da internet, o Vista-se, o militante Fabio Chaves publicou no YouTube um vídeo no qual declara que "ninguém acharia normal se a cena fosse feita com um cachorro".

Na novela de João Emanuel Carneiro, Dulce foi apresentada como uma mulher insana, que mora numa casa repleta de tralhas, quase que um cenário de filme de terror. A mãe de Laureta também tem galinhas de estimação e as trata como filhas.

Na cena (veja no Globoplay), a cafetina e Remy (Vladimir Brichta) reclamam da "sopa de água" que estão tomando e sugerem que poderiam incrementar a refeição com um dos animais. Dulce, é claro, se desespera com a possibilidade de perder um de seus bichinhos, e Laureta pega a galinha da mesa e a atira para longe.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Apesar do comentário de Fabio Chaves a respeito da repercussão que a cena teria se envolvesse um cachorro, a novela já havia colocado uma cadelinha em situação tensa no fim de julho (veja aqui). Remy (Vladimir Brichta) fez o animal de refém para convencer Januária (Zeca de Abreu) a revelar tudo o que sabia sobre o passado de Laureta e Karola (Deborah Secco) com Luzia (Giovanna Antonelli).

Maus-tratos a animais é um crime previsto no Código Penal. De acordo com a Lei 9.605, de 1998, "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" gera multa e é cabível até de prisão, de três meses a um ano. A pena pode subir em casos nos quais o animal morre em decorrência do ocorrido.

O arremesso de galinha não é a primeira cena de Laureta em Segundo Sol a gerar controvérsia com o público. Em setembro, uma sequência em que a personagem de Adriana Esteves aparecia em um terreiro fazendo oferendas aos orixás para que pudesse continuar com suas maldades foi criticada por praticantes de Umbanda.

Antes mesmo de entrar no ar, a novela de João Emanuel Carneiro também foi detonada por trazer poucos atores negros em uma história que se passa na Bahia, onde 76% das pessoas se declaram de pele parda ou preta.

Notícias da TV procurou a Comunicação da Globo, que não se manifestou até a publicação deste texto.

Veja a repercussão da cena de Segundo Sol em que Laureta arremessa a galinha:

Resumos Semanais

Resumo da novela Segundo Sol: Capítulo de 7 de novembro

A Globo não divulgou os resumos dos últimos cinco capítulos da novela das nove. O Notícias da TV publica com exclusividade o resumo do capítulo desta quarta (7). Quarta, 7/11 (Capítulo 153)
Laureta tenta negar ser a mãe de Karola. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.