MAURO WILSON
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Camila Queiroz e Klebber Toledo eram Mafalda e Romeu em Êta Mundo Bom!, que foi ao ar em 2016
Após ter uma novela cancelada pela Globo, o autor Mauro Wilson foi convidado para escrever a continuação de Êta Mundo Bom! ao lado de Walcyr Carrasco. A emissora sugeriu ao criador da saga de Candinho (Sergio Guizé) que faça uma nova novela para a faixa das seis com os elementos que fizeram sucesso em 2016. Ainda em recuperação da fratura no fêmur que sofreu em setembro do ano passado, Carrasco pediu um coautor para fazer o trabalho com ele.
Criador de Quanto Mais Vida, Melhor! (2021), Wilson teve a sinopse de Conta Comigo engavetada em janeiro. A novela estava na fila das sete e seria a substituta de Família É Tudo, de Daniel Ortiz, que terminará em setembro. A emissora chegou a anunciar a novela no evento Upfront, em outubro do ano passado, e já estava até oferecendo a trama para o mercado publicitário. Mão Dupla, de Claudia Souto, foi aprovada às pressas para ocupar a faixa.
De acordo com fontes do Notícias da TV, a principal razão para o engavetamento da criação de Mauro Wilson é política. Como 2024 é um ano eleitoral, a emissora decidiu segurar a novela para não tocar em temas sensíveis. A Globo ainda pediu para que o autor reescrevesse parte de sua sinopse para tentar encaixá-la na faixa das seis.
A ideia era que Wilson suavizasse a trama e fizesse modificações para adequá-la ao novo horário, aproveitando o máximo possível da sinopse original para não jogá-la completamente no lixo.
No entanto, Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, sugeriu a Walcyr Carrasco que seguisse os passos de Mario Teixeira em No Rancho Fundo. Após cancelar uma sinopse aprovada de Lícia Manzo por achá-la sofisticada demais, o chefão da emissora pediu ao autor que corresse com uma continuação para Mar do Sertão (2022).
Assim como Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2022), a recomendação era para que a nova novela das seis fosse romântica, com comédia e uma pitada de aventura. Internamente, No Rancho Fundo chegou a ser batizado de Mar do Sertão 2, mas a história foi apenas inspirada na temática da anterior --com o retorno de alguns personagens.
Soares já solicitou a Carrasco que Candinho volte na nova trama. Sergio Guizé foi sondado e se mostrou disposto a encarnar o caipira otimista novamente.
Aos 72 anos, Walcyr Carrasco tem problemas de locomoção e usa uma bengala para caminhar. Quando Terra e Paixão (2023) estava no ar, o novelista chegou a trabalhar do hospital porque precisou se submeter a uma operação nos olhos. Thelma Guedes entrou para o time de roteiristas para ajudar o autor e seus colaboradores. Ela ficou até o fim, mesmo com a recuperação do titular.
Ainda de acordo com fontes do Notícias da TV, Walcyr Carrasco já está trabalhando na criação da sinopse da nova história. Ele ficaria à frente do projeto apenas até o capítulo 30. Depois disso, a novela seguiria sob o comando de Mauro Wilson --com a supervisão do veterano.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.