Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REVIRAVOLTA

Final de Catarina em A Favorita tem basta à violência e insinuação de romance lésbico

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lilia Cabral com expressão séria em cena como Catarina na novela A Favorita

Catarina (Lilia Cabral) se livrará de marido agressor e terá final feliz na novela A Favorita

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 14/7/2022 - 16h30

Catarina (Lilia Cabral) enfrentará vários obstáculos até alcançar o seu final feliz em A Favorita. A dona de casa se livrará das garras do marido agressor e redescobrirá o amor nos braços de Vanderlei (Alexandre Nero). Stela (Paula Burlamaqui) também será fundamental para a mudança de vida da filha de Copola (Tarcísio Meira). As duas terminarão a novela viajando juntas --deixando no ar a insinuação de um romance lésbico.

No folhetim de João Emanuel Carneiro atualmente reprisado no Vale a Pena Ver de Novo, Catarina é uma mulher submissa e que abriu mão da carreira para cuidar da casa e da família. Tratada como empregada, ela sofre com o descaso dos filhos e humilhações e violência de Leonardo (Jackson Antunes).

Sem autoestima nenhuma, a mãe de Mariana (Clarice Falcão) e Domênico (Eduardo Mello) aguenta calada as grosserias e agressões do marido mesmo com a insistência de Copola para que ela se separe do canalha.

No entanto, Catarina começará a dar a volta por cima quando conhecer Stela (Paula Burlamaqui). Independente, a loira se mudará para Triunfo, abrirá um restaurante na cidade e contratará a irmã de Lorena (Gisele Fróes) como ajudante. As duas se aproximarão e ficarão muito amigas.

Cafajeste, Leonardo dará em cima da recém-chegada descaradamente --sem nem se importar com o fato de Stela ser chefe de sua mulher. A personagem de Paula Burlamaqui, entretanto, rejeitará o cretino. A dona do restaurante, aos poucos, vai ajudar Catarina a conquistar a independência financeira e o amor próprio. Ela ainda estimulará a amiga a se divorciar do mau-caráter.

Ao trocar confidências com a colega de trabalho, Stela acabará abrindo o coração e revelando que é lésbica. A sexualidade da patroa, no primeiro momento, deixará a filha de Iolanda (Suzana Faini) assustada. Mas, com o tempo, a personagem de Lilia Cabral superará os próprios preconceitos.

Paula Burlamaqui como Stela em A Favorita

Stela vai se apaixonar por Catarina

Com quem Catarina fica no final?

Livre do marido abusivo, a dona de casa engatará um romance com Vanderlei na reta final da trama e ficará noiva do verdureiro --de quem Stela demonstrará ter ciúme. Apaixonada pela funcionária, a loira chegará a confessar seus sentimentos, mas a interiorana deixará claro que só a vê como uma amiga.

Mas, no último capítulo da novela, Catarina perceberá que não está tão eufórica com o casamento quando ganhar só produtos para os afazeres domésticos no chá de cozinha. Ela, então, decidirá conversar com Vanderlei e o surpreenderá com a decisão de terminar o relacionamento na véspera da cerimônia.

"Com você eu descobri o que é ser mulher, descobri o que é ser amada. E na cama você me realizou. Você sabe que eu nunca pensei que fosse possível, então eu só tenho que agradecer a você por tudo. Eu descobri um mundo de possibilidades, um mundo que eu achava que não existia. Eu queria te dizer também que se eu tô assim me sentindo livre, você é responsável por isso. Você me fez descobrir a vida, o meu corpo, o prazer. Você me abriu o mundo", discursará a mãe de Mariana.

E é exatamente por essas descobertas, pelas mil possibilidades, pela vida, por tudo que eu não posso me casar com você. Eu não quero me casar de novo pra não repetir o mesmo modelo que já conheço. Eu não sei, pode ser que no futuro... Mas agora eu não posso, porque eu tenho fome de viver novas experiências, de conhecer gente nova, de viajar... Eu tenho fome de vida.

No dia seguinte, Catarina aparecerá sorridente no casamento de Cida (Claudia Ohana) e falará sobre seus planos: "Agora vou viajar, vou pra Argentina. Que medo... Essa viagem. Tá tudo arrumadinho. Uma hora dessas, eu e Stela amanhã vamos estar em Buenos Aires".

Depois, ela se despedirá da família e entrará no carro com Stela rumo ao aeroporto. "Fiquei tão feliz por você ter aceito meu convite", afirmará a dona do restaurante. "Tudo influência sua. Lá vamos nós", comemorará a filha de Copola.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#109 - Velho do Rio leva mensagem bombástica a Juma em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de A Favorita:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.