Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Silvio Cerceau

Aluno que processa Aguinaldo Silva por plágio defende autor de acusação

Reprodução/TV Globo

O autor Aguinaldo Silva está sendo acusado novamente de plágio pela história de O Sétimo Guardião - Reprodução/TV Globo

O autor Aguinaldo Silva está sendo acusado novamente de plágio pela história de O Sétimo Guardião

DANIEL CÉSAR

Publicado em 28/3/2019 - 16h38
Atualizado em 28/3/2019 - 18h39

Silvio Cerceau, ex-aluno de Aguinaldo Silva que diz ser coautor de O Sétimo Guardião e está processando o novelista e a Globo por direitos autorais, agora defende o autor de novas acusações de plágio. A escritora Barbara da Cunha Coelho Rastelli entrou com ação judicial afirmando que a trama conta a mesma história de um livro dela, mas Cerceau afirma que Silva nunca levou o material para o curso em que toda a trama foi criada.

No fim de 2015, Silva criou a sinopse da novela durante uma master class de roteiro com 26 alunos, entre eles Cerceau. O ex-aluno conta que ninguém nesse curso conhecia o trabalho de Barbara. "Com todo respeito a ela, conversei com os participantes e ninguém conhecia o livro", comenta.

Barbara é autora do e-book As Muralhas da Vida Eterna: Uma Metáfora Sobre o Tempo. O colunista Ricardo Feltrin, do UOL, revelou que ela entrou com uma ação judicial, alegando que a Globo e os autores de O Sétimo Guardião plagiaram o cerne e vários detalhes de seu livro.

Cerceau, no entanto, diz que nem gosta do estilo de literatura que Barbara apresenta, e que o que há de semelhante entre as obras não passa de coincidência. "Toda história assim [sobrenatural] tem um homem que vira bicho. Os advogados fizeram uma interpretação bastante equivocada. Fosse assim, ninguém mais poderia contar histórias de bruxos depois de Harry Potter", opina.

Além disso, ele argumenta também que o documento que comprova que a escritora enviou o livro para a Globo é de 2017, mas a sinopse de O Sétimo Guardião foi concluída em 2015. 

Ele, que entrou na Justiça contra Aguinaldo Silva por plágio, agora está listado como um dos supostos plagiadores da obra de Barbara e terá de se defender. "Não houve nenhuma inspiração externa, foi tudo espontâneo. Eu estava lá. Vamos provar na justiça que O Sétimo Guardião é uma criação coletiva da master class de Aguinaldo Silva", conclui o escritor mineiro.

Relembre o caso

O processo de Silvio Cerceau contra Aguinaldo Silva já corre na Justiça há dois anos. Aluno da terceira master class do novelista, ele alega que o autor apresentou a sinopse da novela para a Globo como obra solo.

Na ação, Cerceau pediu reconhecimento de direitos autorais e econômicos da obra. A Globo se tornou parte do processo e reconheceu a co-autoria --os participantes da master class foram creditados ao fim do primeiro capítulo de O Sétimo Guardião.

O ex-aluno também está processando Silva por danos morais, sob a alegação de que o novelista o prejudicou ao acusá-lo de mentir sobre o caso.

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.