Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

IGNÁCIO LUZ

Estreante em Terra e Paixão, ator treme ao encarar Tony Ramos e Susana Vieira

Ellen Soares/TV GLOBO

Ignácio Luz sorri em foto de divulgação de Terra e Paixão

Ignácio Luz caracterizado como Nando Galego no bar de Terra e Paixão, a primeira novela dele

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 9/12/2023 - 18h00

Intérprete de Nando Galego em Terra e Paixão, Ignácio Luz tremeu na base ao descobrir que contracenaria com nomes como Susana Vieira, Tony Ramos e Gloria Pires logo em sua estreia na TV. Mas o cantor do Naitandei superou o medo e se surpreendeu com a generosidade dos veteranos. "Eles são experientes em tranquilizar os novatos", contou em entrevista ao Notícias da TV.

O gaúcho se dedicava à criação de pôneis quando recebeu o convite inesperado para fazer um teste para a novela de Walcyr Carrasco. Ele foi chamado por um produtor de elenco, que tinha o visto cantando há quatro anos em um evento.

"Eu sempre me preparei no canto e na atuação, mas não estava buscando isso no momento. Eu estava no Rio Grande do Sul vivendo uma fase realmente mais rural. As coisas acontecem sem pressão, quando têm que acontecer. Eu adoro pensar assim", afirma o ator de 28 anos.

Pouco antes do convite, Luz tinha voltado para Porto Alegre depois de passar um tempo no Rio de Janeiro estudando teatro. "Eu pensava: 'Só vou voltar pro Rio realmente se for fazer uma novela'. E aí aconteceu. Eles me chamaram para o teste, fiz um monólogo, gravei um vídeo cantando uma música. Depois de uns cinco dias, recebi o resultado que tinha passado", relembra.

Mesmo sem ter cenas no Mato Grosso do Sul, o artista decidiu acompanhar a equipe no início do folhetim. "Fui por minha conta para assistir às primeiras gravações. Grande parte do elenco não tinha cena lá, mas eu fui para conhecer a equipe, produção, direção, os atores. Fiquei dez dias lá e, para mim, foi a coisa mais essencial que fiz durante todo esse processo da novela."

Nervosismo de principiante

Ignácio Luz admite que ficou nervoso ao descobrir os nomes no elenco do folhetim. "É óbvio que bateu um medinho, porque desde sempre acompanho eles na televisão. Ainda mais para a gente que está fora do eixo Rio-São Paulo, tem essa certa distância deles. São pessoas extremamente famosas, muito inalcançáveis para quem mora no Rio Grande do Sul", afirma ele.

Logo no primeiro encontro dos atores, o gaúcho foi convidado para cantar. "Quando eu dei de cara com todo esse elenco, com o Walcyr Carrasco, e ainda cantei no primeiro dia de preparação... Eu fiquei muito nervoso, mas foi superlegal. E aí que realmente me aliviei, falei assim: 'Depois daqui, só vai'".

Eu tive cenas com o Tony, com a Susana... Claro que a gente fica nervoso, quer entregar bem. Só que eles são tão experientes, não só com eles, mas são experientes em tranquilizar os novatos. Eles sabem que eu sou novato, no caso. O Tony foi muito querido comigo. Tive uma cena um pouco difícil para mim, e ele foi supergentil, me mostrou o caminho, ensaiou comigo.

"Eles são o que são não é à toa, né? Realmente merecem e sabem conduzir, são CDFs. Eles estão 100% entregues naquilo que estão fazendo, e isso é um baita aprendizado. Eu agradeço muito por ter essa experiência", valoriza.

Luz também se diverte nos bastidores das gravações. "O pessoal da novela costuma me dizer que realmente eu fui abençoado de cair de primeira numa turma tão boa, legal, unida. Todo mundo se ajuda, não existe briga lá dentro, não existe intriga, não existe nada. É só amor nessa novela", elogia.

"Eu fui um grande sortudo e consegui aprender as coisas com calma, com paciência. Todos os diretores foram uns queridos comigo e com os outros novatos. Tudo funciona maravilhosamente bem", completa.

Músicas na trilha sonora

Em várias cenas, Nando Galego aparece cantando no bar de Nova Primavera. E boa parte das músicas são composições do próprio Ignácio Luz, que emplacou sete canções na trilha sonora da novela.

"Colocar músicas autorais na novela foi bem por acaso. Eu não fui contratado para escrever música. Foi uma sorte que tive do encontro com duas pessoas maravilhosas, o Reno Duarte e Pedro Guedes, que são os dois produtores musicais da novela", conta ele.

Num primeiro momento, o cantor gravou apenas covers. Mas o encontro com os produtores resultou nas composições que passaram a tocar no folhetim depois da aprovação do diretor.

"O Luiz Henrique Rios escutou, adorou todas as sete músicas que a gente foi fazendo. Todas que a gente escreveu entraram [na trilha sonora]. Foi outra bênção que eu tive, porque não foi combinado, não era do script, realmente aconteceu", detalha ele.

Luz ainda tem feito sucesso com o público nas redes sociais por publicar vídeos dançando com as atrizes nos bastidores dos Estúdios Globo.

"Essa ideia eu tive porque a dança sempre fez parte da minha vida. Eu comecei com a Alexandra Richter dançando, e depois a galera começou a ver. Aí eu já chamei o pessoal do bar para dançar e foi expandindo", explica.

O grande pulo do gato foi dançar com a Gloria, que me levou para outro patamar de dançar com famosos. E aí fui convidando outras atrizes, que prontamente toparam. Hoje eu encontro as pessoas, e elas já se propõem para dançar comigo. Já virou uma coisa conhecida dentro da novela.

O artista também se sente honrado com essa nova fama. "Como é que eu vou conseguir reunir Tatá Werneck, Susana Vieira... Eu dei um selinho na Susana Vieira num vídeo! Eliane Giardini, Claudia Raia, Gloria Pires, Leona Cavalli, onde que eu vou conseguir reunir esse baita elenco para dançar a minha música autoral? Não precisa nem dizer o quão abençoada tá sendo essa novela para mim", diz, emocionado.

Mudança na vida

O ator já acredita que a novela de Walcyr Carrasco é uma marca na sua trajetória na TV. "Eu tenho a minha vida antes e depois de Terra e Paixão, não tem nem o que dizer. Sempre fui apaixonado pela minha vida", comenta.

Essa parte artística realmente foi um divisor de águas. Eu nunca fiz uma novela, aí entro numa novela do Walcyr Carrasco, faço uma novela das nove na segunda maior emissora do mundo, tenho sete músicas autorais que saíram da minha mente e tocam na novela. E danço com todas as atrizes, que são mulheres icônicas.

"Às vezes, quando eu paro e penso, falo: 'Meu Deus, que loucura'. Terra e Paixão para mim já é marcante e um divisor de águas da minha história", arremata o cantor.


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.