Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Audiência baixa

Em crise no Ibope, Globo antecipa pesquisa para avaliar A Regra do Jogo

Raphael Dias/Gshow

Giovanna Antonelli em cena de A Regra do Jogo em que descobre esconderijo de dinheiro - Raphael Dias/Gshow

Giovanna Antonelli em cena de A Regra do Jogo em que descobre esconderijo de dinheiro

DANIEL CASTRO

Publicado em 21/9/2015 - 11h06

A Globo antecipou para esta semana as pesquisas em que grupos de telespectadoras avaliarão as tramas de A Regra do Jogo, nova novela das nove da emissora. Normalmente, essas pesquisas ocorrem apenas por volta do 40º capítulo, mas como A Regra do Jogo está com a audiência baixa, 25,4 pontos na Grande São Paulo desde a estreia, a emissora resolveu antecipar o estudo, que poderá determinar mudanças no rumo dos personagens da história de João Emanuel Carneiro. A novela terá hoje seu 19º capítulo.

As pesquisas ocorrerão em São Paulo. Grupos de telespectadoras serão colocados em salas de reunião. Elas assistirão a trechos da novela e serão instigadas a opinar sobre tramas e personagens. Escondidos atrás de um vidro, executivos e técnicos em pesquisas da emissora avaliarão as respostas.

Com Babilônia, a Globo também realizou pesquisa com grupos de discussão na quarta semana de exibição, tal qual ocorre agora com A Regra do Jogo. As pesquisas tiveram efeito devastador sobre a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. A personagem de Gloria Pires, por exemplo, deixou de ser uma "predadora sexual". Marcos Pasquim, que faria um gay enrustido, virou hétero porque as telespectadoras não simpatizaram com a ideia original.

Em sua quarta semana de exibição, A Regra do Jogo vem registrando audiência semelhante à de Babilônia. Está dez pontos abaixo do que a Globo considera ideal para uma novela das nove (35 pontos). Nas duas últimas semanas, A Regra do Jogo perdeu para Os Dez Mandamentos em duas ocasiões nos poucos minutos em que as duas se confrontaram.

Nos bastidores da Globo, há um clima de frustração com A Regra do Jogo. Esperava-se que a novela tivesse mais audiência e fosse mais surpreendente, mas até agora apresentou tramas e núcleos muito parecidos com os de Avenida Brasil, sucesso de Carneiro em 2011.

Dentro da Globo, avalia-se também que o problema de A Regra do Jogo (e da emissora) é momentâneo, tende a passar assim que Os Dez Mandamentos acabar. Outra ala combate essa hipótese com um argumento simples: se A Regra do Jogo só confronta com a produção da Record nas quartas-feiras e em poucos minutos dos demais dias, o problema não é exatamente a novela da concorrência, mas a própria novela.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.