Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

POLITICAMENTE INCORRETO

Dona de Mim coloca alfinetada à Globo na boca de vilão: 'Só se fala em compliance'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Cláudia Abreu com expressão séria em cena de Dona de Mim

Filipa (Cláudia Abreu) em cena de Dona de Mim; ela terá conversa com diretor assediador

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 11/5/2025 - 12h00

Dona de Mim incluirá em sua trama uma referência aos problemas que a Globo teve de casos de assédio sexual e moral em seus bastidores. Numa cena, a personagem Filipa (Cláudia Abreu) conversará com um diretor e lembrará que ele foi alvo de denúncias de mau comportamento nos lugares em que trabalhou. O profissional minimizará estes casos e debochará, dirá que agora "só se fala em compliance".

A cena está prevista para ir ao ar a partir do capítulo desta segunda (12) na novela das sete da Globo. Filipa receberá um telefonema do tal diretor, chamado Ferrarez (nome do ator não divulgado), que a chamará para conversar sobre a possibilidade de um novo projeto.

Filipa fará uma reunião com Ferrarez, com quem trabalhou no passado, quando os dois eram jovens. Ele seguiu carreira como diretor de TV e cinema, enquanto ela fez teatro e depois se afastou da carreira artística, após se casar com Abel (Tony Ramos).

"A verdade é que eu não tive muitas oportunidades no cinema e na TV... E durante anos achei que você me boicotava porque eu não quis nada com você", comentará Filipa. "Imagina! Eu? Precisamos consertar isso já", o diretor falará.

A atriz perguntará se ele terá a chamado para lhe oferecer algum projeto na televisão. Ferrarez então soltará a frase com referências a casos ocorridos na Globo.

"Não. Saí da TV, aquilo tá muito careta, só se fala em compliance, por qualquer coisa vão no RH ou te cancelam na internet. Haja paciência! O que importa, a arte, fica em segundo plano", afirmará ele.

"Acho que li alguma coisa sobre você ser acusado de assédio", lembrará Filipa. "Bobagem! Você mesma sabe como as relações pessoais se misturam com o trabalho. Mas não te chamei aqui pra reclamar e sim pra gente fazer um grande espetáculo juntos", dirá o homem.

Ele oferecerá a montagem de uma peça a Filipa, desde que Abel pague tudo. Ela não gostará da proposta e irá embora. "Você sempre foi um egoísta, machista, vaidoso", xingará a personagem de Cláudia Abreu.

"E também genial! Só que não me deixam mais trabalhar! Porque agora é mais importante ser politicamente correto do que artista!", se defenderá o vilão.

Estes comentários são sutis alfinetadas e referências a casos ocorridos na Globo e muito divulgados na mídia nos últimos anos, como o do ex-diretor do núcleo de Humor da emissora, Marcius Melhem, acusado em 2020 de ter cometido assédio sexual contra atrizes.

O ator José Mayer também se envolveu num caso do tipo, após ter sido denunciado e confessado o assédio sexual contra uma figurinista nos bastidores da novela A Lei do Amor, em 2016.

Houve ainda o caso do diretor Vinicius Coimbra, demitido da Globo em 2022, após denúncias de assédio moral e preconceito racial contra atrizes negras nos bastidores da novela Nos Tempos do Imperador (2021).

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim

Dona de Mim é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Allan Fiterman. No elenco, estão Clara Moneke, Tony Ramos, Juan Paiva, Rafael Vitti e Cláudia Abreu, entre outros nomes. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 9 a 24/5

Sexta, 9/5 (Capítulo 11)
Leo se surpreende com a visita de Sofia. Abel exige que Samuel vá para a fábrica e leve Sofia para a escola. Jacques se insinua para Filipa. Sofia grava o endereço de Leo. Filipa decide ser ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.