Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ROSANE SVARTMAN

Dona de hits na faixa das 19h, autora de Vai na Fé revela ambição de carreira na Globo

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

De jaqueta e blusa pretas, Rosane Svartman posa em frente a duas telas de computador

Rosane Svartman é a autora de Vai na Fé: escritora não quer fazer novela das nove na Globo

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 6/8/2023 - 9h00

Vai na Fé entra em sua última semana como mais um sucesso para o currículo de Rosane Svartman. A autora, porém, desafia a lógica profissional ao anunciar que não deseja escrever uma novela das nove na Globo. Contratada pela emissora até 2025, ela sabe que as pessoas esperam sua "promoção" ao horário mais nobre, mas seu desejo é continuar contando histórias para a faixa das sete, como já fez em Totalmente Demais (2016) e Bom Sucesso (2019) --essas duas ao lado de Paulo Halm.

"Entendo que as pessoas esperem que eu faça uma novela das nove, mas não é um desejo meu. Eu gosto muito da novela das sete, porque eu posso ser boba sem problemas. O horário me permite uma mistura de gêneros: tem aventura, romance, emoção, drama, humor. Eu me sinto muito confortável na novela das sete, porque ela é muito parecida com a vida, sabe? A vida da gente tem todos esses ingredientes, todos esses gêneros", explicou a novelista em papo com o Notícias da TV.

Com a falta de autores experientes na emissora para dar conta da responsabilidade, Rosane sabe que talvez precise se aventurar na faixa das nove, mesmo que não seja uma vontade sua. "Isso não quer dizer que eu não vá fazer um dia, não é isso. Se eu fizer, não venham me cobrar (risos). Mas não gostaria, não. Eu sinto que a novela das nove demanda temas mais pesados, sabe? Grandes temas, que é como eu chamo. E aí eu acho que é outro desafio, mas eu me sinto confortável e muito feliz fazendo a novela das sete."

Rosane também está por trás das séries Vicky e a Musa, disponível no Globoplay, e Lua Vermelha, ainda em fase de produção. Ela sabe que vive um bom momento na Globo, mas tem dificuldade em reconhecer o seu sucesso. "A todo mundo que me pede para refletir sobre esse momento, eu falo que não consigo, porque ainda me sinto muito no olho do furacão. A novela está na reta final, eu assisto todos os dias, sempre achando que alguma coisa vai dar errado. Eu sou aquela pessoa que tem uma síndrome de impostor gigante. Sempre tenho essa sensação", reconheceu.

Mas eu acho que é isso também que me torna permeável a novas ideias e que me faz ter escuta e querer sempre construir pontos de empatia, sabe? Porque a imagem que a gente tem é essa, que é a aura de uma novela de muito sucesso, uma novela histórica. Não consigo ter noção, porque fico ainda muito tensa.

Vai na Fé será substituída por Fuzuê, de autoria de Gustavo Reiz, que está sendo gravada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e estreia na próxima segunda (14). O folhetim contará com Giovana Cordeiro e Marina Ruy Barbosa nos papéis principais de mocinha e vilã, respectivamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.


Resumos Semanais

Vai na Fé: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 12/8

Sexta, 11/8 (Capítulo 179)
Emissora não vai divulgar o resumo. Sábado, 12/8 (Capítulo 179)
Reapresentação do último capítulo. Os capítulos de Vai na Fé são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio Inscreva-se no canal do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.