VAI DAR CERTO?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Elas por Elas quebra um padrão que a Globo estabeleceu nos últimos anos na faixa das seis. O público do horário, até então acostumado com tramas de época ou rurais, respondeu bem aos primeiros capítulos de uma história urbana e contemporânea. Alguns telespectadores, no entanto, já levantaram um problema nas redes sociais: o remake tem cara de uma novela das sete.
A impressão não é à toa, já que a versão original realmente foi exibida às 19h em 1982. Cassiano Gabus Mendes (1927-1993), inclusive, foi um dos responsáveis por formatar o estilo do horário --com tramas mais leves e geralmente bem-humoradas.
A primeira versão de Ti Ti Ti (1985), Brega & Chique (1987) e Que Rei Sou Eu? (1989) ajudaram a consolidar essa marca durante os anos 1980. Silvio de Abreu também foi fundamental para cristalizar esse imaginário popular, com Guerra dos Sexos (1983) e Vereda Tropical (1984).
Daniel Ortiz, que detém o recorde de audiência do horário na última década com Salve-se Quem Puder (2020), bebe diretamente nessas fontes. Gustavo Reiz igualmente aposta nesse humor escrachado --e até nonsense com o garçom Gilmar (Eber Inácio) preparando drinques atrás do armário-- em Fuzuê.
Mas os primeiros capítulos de Elas por Elas trouxeram essa irreverência para o horário das seis. Helena (Isabel Teixeira) faz bastante comédia física, aparecendo com uma máscara verde e bobes no cabelo já na estreia; e Mário Fofoca (Lázaro Ramos) é o exagero em pessoa, a ponto de errar o tom.
Elas por Elas parece um teste da Globo para ver como o público do horário reage a uma trama diferente, após quatro novelas de época em apenas três anos. Mar do Sertão (2022) até era contemporânea, mas evocava a trama rural que consagrou Benedito Ruy Barbosa às seis --como Cabocla (1979) e Paraíso (1982).
Mário Teixeira, inclusive, foi convocado às pressas pela emissora para suceder o remake com mais uma produção ambientada no interior. Uma "volta às origens", caso a aposta de Alessandro Marson e Thereza Falcão --acostumados a escrever para a faixa--- não dê certo.
A Globo geralmente mantém a mesma faixa da exibição original para remakes, a exemplo das bem-sucedidas novas versões de Cabocla (2004) e Paraíso (2009). Mas a estratégia também já deu muito errado, como nos casos de Meu Pedacinho de Chão (2014) e Ciranda de Pedra (2008).
Porém, a emissora já havia feito um teste com troca de horário durante os anos 1990. Os resultados foram desastrosos. Irmãos Coragem (1995) passou longe de repetir o sucesso da original, assim como Pecado Capital (1998). Pensadas originalmente para as oito, elas exibiram seus remakes às seis.
A estreia de Elas por Elas deu indícios de que pode pegar, com elogios nas redes sociais e mais público do do que Record, SBT, Band e RedeTV! juntas. O bom resultado pode ser fundamental para um estilo mais diverso às 18h.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Elas por Elas e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Elas por Elas: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 9 a 13/4
Terça, 9/4 (Capítulo 168)
Helena dopa a irmã. Marcos descobre que Helena não está com Sérgio e alerta Giovanni. Adriana se desespera com a possibilidade de Helena estar com Ísis. Helena arma para Ísis e simula que a jovem a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.