Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GUSTAVO FERNANDEZ

Diretor de Renascer aponta ação do cramulhão nos bastidores: 'Épico e mítico'

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

O diretor Gustavo Fernandez posa em cenário do remake de Renascer, da Globo

Gustavo Fernandez é o diretor artístico do remake de Renascer, próxima novela das nove da Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 22/12/2023 - 10h27

Diretor artístico de Renascer, Gustavo Fernandez revela que não era para ele comandar a nova versão da novela porque tem emendado um trabalho no outro desde Pantanal (2022). Ele brinca que só foi parar no remake por uma ação do diabinho com o qual o protagonista da história faz pacto. "O [José Luiz] Villamarim [chefe de Dramaturgia da Globo] abriu a garrafinha do cramulhão para mim também. Era um convite que eu não podia recusar, não", começa a contar Fernandez.

Ele iniciou seus trabalhos em Justiça 2 quando ainda estava terminando de gravar Pantanal. Iria dar uma parada depois da série do Globoplay, mas engatou a direção de Renascer na sequência. "[A novela] Tem um tom épico, místico e mítico, e isso se reflete na estética", adianta.

Fernandez explica que é recorrente as pessoas falarem que Renascer é a novela da vida delas. Muita gente tem uma relação familiar com a saga que se passa em Ilhéus (BA). Com ele, não é diferente. Sua conexão com as histórias de Benedito Ruy Barbosa vem do passado, do início de sua carreira na Globo.

"Eu sou de Porto Alegre [RS]. Quando me mudei para o Rio, o primeiro trabalho que eu arrumei foi como assistente do Luiz Fernando Carvalho no filme que ele ia fazer, Lavoura Arcaica [2001]. Foi a minha faculdade de Cinema fazer esse filme e, quando o Luiz voltou para a Globo, ele me convidou. Fui assistente dele durante quatro anos, fiz Os Maias [2001] e Esperança [2002], outra novela do Benedito", recorda. 

Apesar de estar emendando trabalhos, ele fala que já não era mais uma decisão dele quando a direção da Globo fez o convite para Renascer. Além do começo da carreira, Fernandez também estava na equipe que Carvalho comandou em Velho Chico (2016). Por isso, ele desenvolveu uma ligação com o texto de Benedito Ruy Barbosa e de seu neto, Bruno Luperi

A parceria entre eles vem de antes de Pantanal. "Para mim, chegou um ponto muito bacana de a gente poder trocar ideias. É bonito de ver o respeito que ele tem pelo texto. Isso passa para mim também, eu acho, na estética, na linguagem, na direção da condução dos atores."

Fernandez, portanto, vai passar mais um bom tempo sem férias. O remake de Renascer está previsto para estrear em 22 de janeiro, no lugar de Terra e Paixão, e a trama ficará no ar até setembro do ano que vem.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 25/4 a 4/5

Quinta, 25/4 (Capítulo 82)
José Inocêncio repreende João Pedro ao saber que o filho e Sandra voltaram a se encontrar. Ritinha pergunta por Augusto para Zé Bento. Augusto explica a Buba que a farsa da gravidez pode ser a salvação ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.