Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REGIANE ALVES

Dirce volta em Além da Ilusão? Atriz é escalada para novela das sete: 'Virada'

CADU PILOTTO/TV GLOBO

Marcello Novaes, caracterizado como Eugênio, sorri ao lado de Regiane Alves; atriz usa esvoaçante azul royal e também mostra o sorriso em ensaio de divulgação de Além da Ilusão

Após salvar Eugênio (Marcello Novaes) de enrascada, Regiane Alves adianta reviravoltas da novela

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 25/6/2022 - 6h15

Regiane Alves foi uma espécie de fada madrinha para Eugênio (Marcello Novaes) e Violeta (Malu Galli) em Além da Ilusão. A personagem da atriz, Dirce, só deu as caras para empurrar o empresário para os braços da sócia. A participação foi curta, e a ex-noiva do ricaço não deve voltar a aparecer no folhetim. Ela está escalada para a próxima novela das sete da Globo, Vai na Fé.

"Não posso adiantar muita coisa, para ser sincera, mas eu admiro muito a Rosane [Svertman, autora do folhetim]. Acho que as novelas dela têm uma pegada moderna, atual. Enfim, as pessoas vão torcer pela minha personagem. Ela vai ter uma grande virada na história", diz a atriz em entrevista ao Notícias da TV.

É um contraste na carreira da artista, conhecida majoritariamente por vilãs. A própria Regiane identifica isso --para usar as palavras dela, a "chata" Clara, de Laços de Família (2000), e a "malcriada" Dóris, de Mulheres Apaixonadas (2003), marcaram seus momentos na televisão.

As maldades na TV ganharam contornos de ativismo fora dela. As ofensas e agressões às quais Dóris submetia os avós Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada) reacenderam a importância de criar um conjunto de leis específico para proteger essa parcela da população. A atriz foi convidada para ir ao Congresso Nacional em apoio à promulgação do Estatuto do Idoso, em 2005. 

Rafael Neddermeyer/arquivo Estadão

Sergio Cabral, Regiane Alves, José Sarney e Daniel Zatter no Senado

Sergio Cabral, Regiane, Sarney e Daniel Zappa

A personagem voltou a atormentar o imaginário do público no ano passado, quando Mulheres Apaixonadas foi reapresentada no Viva. Atualmente, outra vilã da atriz desfila sua micareta de maldades no canal por assinatura. Em Páginas da Vida (2007), Alice não tem escrúpulos para afastar Léo (Thiago Rodrigues) de seu próprio filho.

Após tantas mulheres malvadas, Regiane respirou aliviada pela justiceira à qual deu vida na atual novela das seis.

"Quando eu recebi o convite, eu só pensei: 'Ai, meu Deus, será que é uma vilã?'. Fiquei bem aliviada, e ainda foi uma personagem central. Ela conseguiu alertar o Eugênio. Desde que entrei, acompanhei as reações na Internet, falando que eu era a fada madrinha do casal. Foi uma participação rápida, mas de muita importância", conta.

Apesar de não ser maquiavélica, Dirce carregou consigo uma das principais características das vilãs da atriz: a língua afiada. Ela se propôs a perder a postura para escancarar ao ex-noivo as maldades de Úrsula (Bárbara Paz). Regiane, aliás, confessa ter uma "quedinha" por sujeitos desbocados.

"Eu amo fazer essas personagens que não têm freio, não têm papas na língua, saem falando o que pensam. Pessoalmente, é bom viver alguém que tenha a coragem de fazer e falar coisas que você, na sua vida, não falaria", confessa.

Isto não impede que ela curta as mocinhas --desde que elas carreguem grandes convicções. Belinha, de Cabocla (2004), por exemplo, mergulhou de cabeça nos estudos, apesar dos estigmas da época --a novela se passa em 1918-- e das proibições do pai. Joanna, do longa-metragem Divaldo - O Mensageiro da Paz (2019), é a grande "redenção" da atriz: a humilde guia espiritual abre os caminhos para o médium que dá nome à obra, vivido por Vittor Fernando.

Paixão mal resolvida?

Se Dirce fuçasse no repertório de sua intérprete, ela teria bons exemplos para basear sua vingança. Clara, por exemplo, humilhou Fred (Luigi Barricelli) ao escancarar a própria traição com um alto e sonoro "ele me fez gozar" durante uma das cenas mais icônicas de Laços de Família.

A ricaça de Além da Ilusão, no entanto, segue outra cartilha: ela quer justiça, mas sem alarde. A forasteira não tem ciúme nem deseja vingança contra Eugênio, apesar de o empresário não ter acreditado na palavra dela. 

CADU PILOTTO/TV GLOBO

Dirce (Regiane Alves) e o marido, o diplomata Afrânio (Ricardo Ripa), em Além da Ilusão

Dirce e o marido, o diplomata Afrânio

Úrsula inventou uma mentira cabeluda para fazer o patrão acreditar que a ex-noiva o traiu. Inseguro e ingênuo, ele caiu na conversa. De certa forma, Dirce até ficou grata. Ela arranjou um belo casamento com o diplomata Afrânio (Ricardo Ripa) e seguiu sua vida em paz. Agora, só deseja que o ex encontre a felicidade.

Eu tentei passar uma revolta, mas, ao mesmo tempo, a Dirce estava superbem resolvida com aquela situação. Ela também percebeu [o amor de] Violeta, e passa aquele recado ao Eugênio. Acho que o sentimento que a Dirce tem é de justiça. Eu pensei muito que ela queria ser justa e botar um ponto-final naquela história. Ela desencadeia várias questões que vão ficar na cabeça do Eugênio, e ele parte em uma busca de desmascarar a Úrsula. A Dirce foi uma gotinha de tudo que vai acontecer.

Nas redes sociais, Regiane comentou que até pleiteou uma vaga em Além da Ilusão. Enquanto assistia aos primeiros capítulos da novela, encantada com a performance de Malu Galli, chegou a jogar uma "indireta" ao universo: "Nossa, poderiam ter me escalado para essa novela, né?".

O pedido foi prontamente realizado --ao ponto de Regiane rebobinar a própria carreira para atuar no folhetim. Antes da pandemia de Covid-19 atingir seu auge, no início de 2020, a atriz integrava o elenco da nova temporada de Malhação, posteriormente cancelada. Quem o acompanhava nas preparações era, justamente, Marcello Novaes.

Malu Galli, Regiane Alves, Marcello Novaes e Bárbara Paz nos bastidores de Além da Ilusão

Malu Galli, Regiane Alves, Marcello Novaes e Bárbara Paz

"Depois de quase dois anos, eu voltei a atuar em uma cena com o Marcello. Parece que minha vida parou e voltou num mesmo ponto. O mesmo ator, mas outro trabalho. Mas foi muito bom ter voltado [a trabalhar], reencontrar grandes amigos... Fiquei supernervosa, tive muitas questões na pandemia: se eu poderia voltar a trabalhar, se eu ainda sabia decorar um texto, enfim, aquela insegurança de todo mundo que vai voltar ao seu trabalho", confessa.

A novela protagonizada por Larissa Manoela será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#106 - Tenório faz Tadeu de otário em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.