Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARIA HELENA PADER

De quem é essa voz? Atriz de O Rei do Gado já foi rainha no cinema

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Maria Helena Pader falando ao telefone em cena de O Rei do Gado

A atriz Maria Helena Pader em cena de O Rei do Gado; ela interpretou a governanta Julia na novela

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2022 - 6h20

A atriz Maria Helena Pader é uma exceção entre o elenco de O Rei do Gado (1996): ela é mais famosa pela voz do que por sua aparência física. Com mais de 40 anos de carreira, a profissional soa familiar por já ter dublado diversas personagens famosas do cinema e das séries gringas. Já deu voz até a uma representação da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022). 

Maria Helena Pader nasceu em 1945 em Petrópolis, Rio de Janeiro, e começou a carreira na dublagem nos anos 1970. Ela trabalhou na empresa Herbert Richers, famosa pelo trabalho em muitos filmes exibidos na Globo, principalmente na Sessão da Tarde. 

"Tudo começou nos anos 1970. Precisava trabalhar e fiz um teste para dublar numa série policial chinesa que eu nem lembro o nome! Deu certo e não parei mais. Nunca parei para contar [os personagens que já dublou]. São muitos! A maioria pela Herbert Richers. Quando eles fecharam as portas [em 2009], meu trabalho diminuiu, mas não parei", contou ela em entrevista ao jornal Extra.

Entre as personagens que a atriz dublou, estão Morticia Addams (Anjelica Huston), de Família Addams (1991); Evelyn Harper (Holland Taylor), da série Dois Homens e Meio (2003-2015); Sarabi, de O Rei Leão (1994), Cruela De Vil, de 101 Dálmatas (1997); rainha Elizabeth, em Carros 2 (2011); e Fran de Família Dinossauro (1991-1994). 

"[Família Dinossauro] Foi um programa que ficou bastante tampo no ar e caiu no gosto do público. Até hoje todo mundo se lembra da Fran. As pessoas que não me conhecem ficam me olhando quando estou falando. Se entro numa loja e peço alguma coisa, já vem logo alguém falar: 'Peraí! Eu conheço essa voz'", relatou Maria Helena. 

Mas a atriz também tem extensa carreira na TV. Ela fez onze novelas e esteve também em séries e minisséries da Globo. Fez parte dos elencos de Baila Comigo (1981), Deus nos Acuda (1992), Toma Lá Dá Cá (2008) e Gabriela (2012), por exemplo. Seu último trabalho na emissora foi uma participação em um capítulo de A Regra do Jogo (2015). 

Em O Rei do Gado, Maria Helena aparece no papel da personagem Julia. Ela é a governanta da casa de Léia (Silvia Pfeifer) e lida com os mandos, desmandos e problemas da patroa. 


TUDO SOBRE

O Rei do Gado


Resumos Semanais

O Rei do Gado: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo

Os capítulos de O Rei do Gado são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. Veja abaixo o resumo dos próximos capítulos, com o que vai acontecer na novela do Vale a Pena Ver de Novo, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.