Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Nana é vítima

De estupro a manipulação, Bom Sucesso denuncia violência contra a mulher

Reprodução/Globo

Cena da novela Bom Sucesso que mostra Nana (Fabiula Nascimento) encarando Diogo (Armando Babaioff)

Em Bom Sucesso, Nana (Fabiula Nascimento) sofre diversos tipos de violência por parte de Diogo (Armando Babaioff)

FERNANDA LOPES

Publicado em 28/8/2019 - 5h27

A violência contra a mulher é exibida todos os dias em Bom Sucesso, mas de forma tão mascarada e sutil que muita gente nem percebe. Essa situação é vivida pela personagem Nana (Fabiula Nascimento). Casada com Diogo (Armando Babaioff), ela é constantemente manipulada pelo marido. A atriz Fabiula Nascimento acredita que o sofrimento de Nana pode servir de alerta para outras mulheres que também passam por isso.

Em cena que vai ao ar no capítulo desta quarta (28), Nana passará por um abuso sexual. Diogo incentivará que ela beba bastante conhaque, até esvaziar a garrafa e ficar quase desacordada. Então, se aproveitará da mulher e fará sexo sem consentimento dela.

Essa situação é chamada de estupro marital, quando o sexo é forçado pelo próprio marido ou companheiro, que se acha proprietário da mulher.

"É exatamente isso que acontece com a Nana. Apesar de, inicialmente, sentir que o que Diogo fez com ela é errado, ao conversar ele pede desculpas, diz que fez com a melhor das intenções, e ela acaba acreditando. Mais uma vez, ele a manipula, e ela não percebe", diz Fabiula Nascimento.

Na cena, Nana dirá a Diogo que ele ignorou o fato de que ela estava praticamente inconsciente e a tratou como uma boneca inflável. Mesmo assim, o marido se fingirá de arrependido e carinhoso nos próximos capítulos, e Nana o perdoará.

"Ela vive um relacionamento abusivo, mas não aquele clássico do marido que bate na mulher porque ela saiu de saia curta. Só que ele é mais do que machista, ele também tem traços de psicopatia na personalidade. Nana é uma mulher inteligente, instruída e independente financeiramente, mas não emocionalmente. Este homem aproveita a fragilidade dela para cometer suas maldades", afirma a atriz.

reprodução/globo

Diogo (Armando Babaioff) força sexo e manipula Nana (Fabiula Nascimento) em Bom Sucesso

Violências invisíveis

Além do estupro marital, que é uma agressão mais evidente, a cada capítulo Diogo comete pequenas ou sutis violências com Nana. Praticamente todas as atitudes dele dentro da mansão, com a mulher e seus familiares, têm um objetivo: fazer com que ele tome posse da herança de Nana e se aproveite do dinheiro dela como quiser.

Isso configura violência patrimonial, em que o parceiro tem condutas que visam a subtração, destruição ou retenção do dinheiro e dos bens da mulher. O homem que pratica atitudes assim pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha.

Há ainda a clara violência psicológica que Diogo faz com Nana. Na frente dela, finge que só quer vê-la feliz e se aproveita da fragilidade e dos problemas dela para incutir ideias em sua cabeça. Por trás, ele chantageia seus familiares, troca as pílulas anticoncepcionais dela por pílulas falsas, para que ela engravide, e ameaça seu melhor amigo (e "crush"), Mario (Lucio Mauro Filho).

"Acho que Mario pode ser uma mão estendida, uma ponte que faz com que Nana lembre quem ela sempre foi, da menina que era e dos sonhos que ela tinha. Ele pode ajudá-la a encontrar seu caminho novamente. Não acredito que a mudança da vida dela esteja pautada no relacionamento com outros homens, mas sim numa amizade profunda, num amor verdadeiro como o que o Mario sente por ela", opina Fabiula. 

Nana claramente precisa de apoio psicológico e até judicial contra Diogo. Mas, até que a novela chegue ao fim, Fabiula torce para que a trajetória dela inspire telespectadoras a buscarem a liberdade em suas vidas.

"Acho que o relacionamento de Nana pode abrir os olhos de mulheres que vivem esses tipos de violência. Eu penso que, se você quer o bem e a felicidade de uma pessoa, você tem que libertá-la. O amor é livre, se não for assim, é prisão. O que quero para o futuro de Nana é que ela consiga se libertar de toda dor e mágoa, que consiga enxergar que é uma pessoa maravilhosa, que tem a chance de ser feliz. E, claro, que toda a verdade venha à tona", conclui.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Bom Sucesso e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Bom Sucesso: Capítulos de 22 a 25 de janeiro

Quarta, 22/1 (Capítulo 153)
Nana consente que Batista leve Alberto para o Sambódromo. Ramon conta ao garçom da pousada seu plano para pedir Francisca em casamento. Vera deixa escapar para Eugênia que Vicente foi para um camping. Francisca aceita ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.