Já mudou bastante
Divulgação/TV Globo
Em 2017, Chay Suede e Isabelle Drummond interpretaram Joaquim e Anna, os protagonistas de Novo Mundo
REDAÇÃO
Publicado em 28/3/2020 - 4h58
Entre as novelas que a Globo escolheu para serem reprisadas durante a pandemia de coronavírus, a mais recente é Novo Mundo, que foi ao ar em 2017. Mas, de lá para cá, bastante coisa já não está do mesmo jeito. A política no Brasil viveu um período de muitas mudanças e investigações, e no exterior o mundo também passou por conflitos.
Nosso país teve um 2017 de muita instabilidade, com Michel Temer na Presidência após o impeachment de Dilma Roussef, no ano anterior. O ano começou com a morte de Teori Zavascki (1948-2017), ministro do Supremo Tribunal Federal e relator dos casos da Lava Jato. Ele não resistiu a um acidente de avião, e muitas teorias de conspiração foram criadas sobre o caso.
As investigações a políticos e pessoas influentes também estiveram a todo vapor. O empresário Eike Batista foi preso pela Polícia Federal, acusado de corrupção ativa por pagar US$ 16,5 milhões a Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro.
O então presidente Michel Temer foi investigado após um trecho de uma conversa dele com o empresário Joesley Batista ser divulgado em maio. Joesley gravou a conversa, em que certo ponto falava sobre uma quantia paga a Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara de Deuptados, que já estava preso nesse ponto. Temer disse uma frase que ficou famosa: "Tem que manter isso aí".
Joesley, aliás, também esteve envolvido na Operação Carne Fraca, que revelou fraudes em frigoríficos e na venda de carnes, com questões que envolviam suborno para sonegação de impostos e descumprimento de regras sanitárias.
Em julho de 2017, o então juiz Sergio Moro abalou o país: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em relação ao caso do triplex do Guarujá.
O Ministério Público considerou que Lula teria recebido o imóvel como contrapartida por contratos fechados entre a OAS e a Petrobras durante sua gestão. Ele só foi preso de fato em abril de 2018, e passou 580 dias detido.
Fora do Brasil, o ano também não foi fácil. Donald Trump tomou posse da Presidência dos Estados Unidos e logo de cara já instaurou o medo na população ao ameaçar desfazer vários acordos internacionais e causar desentendimentos, tanto com aliados quanto com antigos inimigos. A tensão com a Coreia do Norte ficou mais forte, e Trump disse que destruiria o país rival em caso de ataque de mísseis.
Na Europa, o grande assunto foi o Brexit --na Inglaterra, a maioria dos cidadãos decidiu que o país deveria sair da União Europeia. Três anos depois, o imbróglio ainda não foi definitivamente concluído.
Além de Novo Mundo, a Globo também teve muito sucesso com novelas das nove em 2017: A Força do Querer, de Gloria Perez, e O Outro Lado do Paraíso, de Walcyr Carrasco, levantaram a audiência do horário e deram muito o que falar.
Na música, o gênero mais escutado pelos brasileiros foi, de longe, o sertanejo. Canções como Acordando o Prédio, de Luan Santana, Sorte que Cê Beija Bem, de Maiara e Maraísa, e Amante Não Tem Lar, de Marília Mendonça, dominaram as rádios e plataformas de streaming.
No Oscar de 2017, houve um grande mico: La La Land: Cantando Estações foi anunciado como melhor filme, mas na verdade Moonlight: Sob a Luz do Luar foi o vencedor --os apresentadores fizeram confusão. A melhor atriz foi Emma Stone, por La La Land, e o melhor ator foi Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Novo Mundo e de outras novelas!
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto
Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.