PÍLULA AZUL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Caio (Cauã Reymond) e Luigi (Rainer Cadete) em Terra e Paixão: menos roupa, mais audiência
Walcyr Carrasco não brinca em serviço quando é preciso ouvir o retorno do público, recalcular a rota e eventualmente fazer algum "milagre" para crescer no Ibope. Apesar do tropeço inicial, o autor de Terra e Paixão conseguiu levantar a audiência do horário nobre em cerca de quatro pontos em pouco mais de três meses --subvertendo uma estratégia que já tinha dado muito certo para a extinta Manchete nos anos 1990: tirar a roupa do seu elenco.
O próprio autor já havia explorado bastante o corpo, só que o feminino, em Xica da Silva (1996). A Manchete chegou ao cúmulo de fazer uma contagem regressiva para que a protagonista Taís Araujo completasse 18 anos --e, enfim, pudesse gravar as cenas em que Xica tomava banho nua na cachoeira.
A Globo daria um tipo no próprio pé se recorresse à mesma estratégia em pleno 2023, quando os telespectadores já se deram conta das boas doses de objetificação feminina do passado. Carrasco, então, juntou o útil ao agradável.
O escritor desnudou seus galãs para fugir da polêmica e, de quebra, agradar a boa parte do público. Afinal, uma pesquisa da Kantar Ibope de 2018 apontou que 62% dos que assistiam ao principal horário de novelas da Globo eram justamente mulheres.
Carrasco só precisou deixar Caio (Cauã Reymond) de cueca na beira do rio para a novela das nove bater o seu recorde às sextas-feiras, com 28,1 pontos de média no consolidado. O folhetim ficou a apenas 1,4 pontos de alcançar o seu melhor dia até então --6 de julho, quando anotou 29,5.
Luigi (Rainer Cadete) também ajudou a levantar a audiência quando fugiu só de cueca pelas ruas da fictícia Nova Primavera. O capítulo de 10 de julho chegou aos 27,3 pontos, o que representou a segunda melhor segunda-feira da novela até aquela data.
A cena em que Graça (Agatha Moreira) invade o banho de Caio e o pega nu com a mão no bolso também rendeu bons frutos de audiência. O episódio bateu o melhor índice de todas as quartas-feiras até agora, com 27,7 de média. São quatro pontos a mais do que o pior resultado, registrado na primeira semana.
A "operação cueca" não rende apenas bons números no Ibope, mas também repercussão nas redes sociais e nos próprios programas da Globo. Na segunda (31), Tati Machado e Ana Maria Braga repercutiram o banho de Cauã Reymond durante alguns bons minutos no Mais Você.
O Google prova que o ator está mesmo na boca do povo. De acordo com a plataforma Google Trends, que registra as principais tendências de busca, o termo "Cauã Reymond de sunga" deu um salto de 1.600% no número de pesquisas na sexta (28). O termo "Cauã Reymond de cueca" cresceu 300%, e "cena de Cauã Reymond" pulou 250%.
O termo "Rainer Cadete de sunga" ainda é o segundo tema mais associado ao ator, mesmo duas semanas depois da "maratona de cuecas" de Luigi. A busca só perde para a entrevista dele a Ana Maria Braga, que contou com um pequeno climão --a apresentadora o questionou sobre um furo na história.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.