EM FAMÍLIA
REPRODUÇÃO/GLOBO
Bruna Marquezine na novela Em Família (2014); atriz viveu a protagonista Helena jovem na trama
Há dez anos, ia ao ar na Globo uma das piores novelas da faixa das 21h e certamente a pior de Manoel Carlos, autor consagrado da teledramaturgia da Globo. Em Família (2014) não deixou saudade, mas ainda assim ganha, nesta segunda (15), uma reestreia no Globoplay.
A novela chega à plataforma de streaming da Globo como parte do projeto Originalidade, em que a emissora disponibiliza ao público produções antigas com melhorias na qualidade de imagem e áudio.
Em Família teve duas atrizes no papel de Helena. Na primeira fase, a personagem foi interpretada por Bruna Marquezine. Os capítulos iniciais foram marcados por uma cena em que Helena deixa cair a toalha e fica nua na frente de um homem --o telespectador viu a atriz, que tinha 18 anos na época, apenas de costas.
Helena é prima de Laerte, e os dois vivem uma rápida mas intensa paixão na adolescência. Vinte anos depois, se reencontram, interpretados por Julia Lemmertz e Gabriel Braga Nunes. Laerte conhece Luiza (Bruna Marquezine), filha de Helena, e os dois se apaixonam, provocando uma grande crise familiar.
A trama de filha namorando o amado da mãe já havia sido utilizada por Maneco em Laços de Família (2000), por exemplo, mas não passou nem perto de ter o mesmo apelo e gerar o mesmo interesse na novela mais recente.
Em Família foi considerada uma trama lenta, arrastada, com atuações pouco inspiradas e personagens sem carisma, que não conquistaram a torcida do público. Helena ficou ofuscada e apagada pelo romance de Luiza e Laerte. Os dois também não tinham química entre si e irritavam boa parte dos telespectadores.
A novela ainda enfrentou questões como capítulos atrasados e boatos de problemas de relacionamento do ator Gabriel Braga Nunes com colegas e equipe nos bastidores.
O fato é que Em Família terminou com a pior audiência de uma final de novela da Globo em todos os tempos, até então: 34,8 pontos, segundo dados do Ibope na Grande São Paulo. Uma novela para ser esquecida. Mas, para quem quiser se lembrar, a trama está disponível na íntegra no Globoplay a partir desta segunda.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.