SEM REPERCUSSÃO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Paolla Oliveira em cena de Cara e Coragem: novela antecipa gravações e finaliza nesta semana
Globo decidiu antecipar o final dos trabalhos de Cara e Coragem. A novela das sete tinha suas gravações previstas para acontecerem até 9 de dezembro, mas tudo será concluído até o fim desta semana. Além de não ter emplacado na audiência, a trama de ação deixou a desejar em repercussão, e a maior parte do elenco estará livre para virar a página e pensar nos próximos projetos a partir da próxima sexta (2).
Segundo apurou o Notícias da TV, houve ordem para acelerar as gravações dos desfechos nas últimas duas semanas. Como a autora Claudia Souto já havia entregado todos os capítulos para a produção --sem nenhuma reviravolta, final alternativo ou grande mistério--, não haveria por que prolongar os trabalhos.
A decisão tem ligação com a falta de engajamento da novela, que é pouco comentada nas redes sociais e não gera burburinho com o público. Hoje, a Globo leva bastante a sério essa questão. Uma prova disso foi Além da Ilusão (2022), exibida recentemente no horário das seis, que não foi nenhum fenômeno de audiência, mas se destacou por ter virado assunto na internet.
Outro fator considerado foi o crescimento de casos da Covid-19 no Rio de Janeiro. Recentemente, as novelas Todas as Flores, Travessia e Mar do Sertão sofreram com contaminações no elenco. Com uma produção a menos, o fluxo de pessoas diminui, juntamente com o risco de contágio.
Cara e Coragem fica no ar até o dia 13 de janeiro de 2023. Até lá, apenas a diretora Natália Grimberg e os editores continuam no trabalho para terminar de montar os últimos capítulos. A principal revelação será a do mandante do assassinato de Clarice (Taís Araújo).
O objetivo é entregar a edição pronta antes das festas de fim de ano. Em seguida, a Globo vai colocar no ar Vai na Fé, trama com viés evangélico escrita por Rosane Svartman, a mesma de Totalmente Demais (2015) e Bom Sucesso (2019).
Com 156 capítulos exibidos, Cara e Coragem tem média de 20,9 pontos na Grande São Paulo. O índice é um pouco acima de Quanto Mais Vida, Melhor! (2021), sua antecessora, que fechou com 20,5 pontos na capital paulista.
Porém, o folhetim de Mauro Wilson tinha repercussão e alcançava bom público no Globoplay. A história de Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) não vai bem em nenhum dos dois quesitos. Não raro, a trama marca menos que o jornal local SP2.
Além disso, houve fracasso no streaming. No Globoplay, Cara e Coragem foi a novela da sete com menos audiência da plataforma desde sua criação, em novembro de 2015. Em nenhum momento de sua trajetória, a trama figurou na lista dos produtos mais vistos --algo comum com produções no ar em TV aberta.
Após a publicação da reportagem, a Globo enviou o seguinte ao Notícias da TV: "‘Cara e Coragem’ segue o planejamento de gravação previsto, com fim dos trabalhos em estúdio nos próximos dias e exibição da obra até janeiro".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Cara e Coragem: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 14/1
Quarta, 11/1 (Capítulo 195)
Pat revela a Rômulo que estava monitorando os encontros deles para Ítalo. Danilo se desespera com a Citação e exige que Célia arrume um encontro dele com Rebeca. Regina chora com medo de ser presa. Batata ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.