DESTINO NAS MÃOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Brisa (Lucy Alves) e a cigana interpretada por Sura Berditchevsky na novela das nove da Globo
A cigana leu o destino de Brisa (Lucy Alves) em Travessia, mas o que isso significa? É o despertar espiritual da mocinha para evoluir: seu futuro pode ser mudado, transformado. Os avisos dados à maranhense são para ela avaliar as possibilidades que tem pela frente. Representam uma segunda chance para a protagonista da novela das nove da Globo, que não passa pelo seu pior momento, como parte do público acredita.
Mais uma reviravolta vai tirar a vida dela do eixo: um exame DNA apontará que a batalhadora não é a mãe de Tonho (Vicente Alvite). Essa história começará a rolar nesta semana, quando Brisa mentir ao dizer que Ari (Chay Suede) não é o pai de seu filho. A acusação de sequestrar crianças vai voltar à tona, conectando o passado dela com o seu futuro.
Já nesta segunda-feira (13), a cigana interpretada por Sura Berditchevsky volta a cruzar o caminho de Brisa para avisá-la de que em dois dias ela encontrará seu parente de sangue.
Para entender essa previsão, o Notícias da TV foi atrás o oraculista Fábio Fabrício Fabretti, que também é pesquisador da trama escrita por Gloria Perez, para desvendar toda a simbologia e caçar pistas do que vai rolar no folhetim.
Ele tem de manter sigilo sobre o que vem aí, mas explica que a cigana é uma peça-chave na vida de Brisa. "Ela era uma pessoa sem família, sozinha, e a cigana traz essa revelação [do parente]. O trabalho de leitura de cartas, ele não é só espiritual. Ele tem também um trabalho terapêutico para ajudar você a se conhecer", observa Fabretti. O pesquisador analisa a situação da trama:
Nesta vida, você tem de pensar quais são as suas escolhas e quais serão as consequências das suas escolhas. Por que você está passando por isso? Então, eu acho que a cigana é uma representação da nova era da novela, levando em consideração que a música de abertura é Novos Tempos, que já fala sobre isso, vem uma nova era, um novo tempo aí.
arquivo pessoal
Fábio Fabrício Fabretti é oraculista e pesquisador
O fato de a autora colocar revelações importantíssimas na boca da cigana vai mudar totalmente a vida da Brisa. "Vão ajudar a desvendar o passado dela, porque o povo cigano trabalha com a cartomancia e é muito conectado ao passado, presente e futuro. Quem você foi e o que você fez no passado está revertido no seu presente, que vai reverter no seu futuro."
O oraculista esclarece que tem diferença de quiromancia para a quirologia. As duas são artes de ler as mãos, mas na novela o telespectador vê a quiromancia --uma leitura feita pelos ciganos antigos e também atuais.
"É uma forma de arte ancestral, que usa a clarividência, os poderes psíquicos de olhar a mão da pessoa, olhar as linhas e definir como ajudar com um direcionamento. Já quirologia é um estudo mais moderno da leitura das mãos no qual cada dedo representa um planeta. Cada ponto das mãos tem uma representatividade", resume Fabretti.
Na novela, as cenas da cigana representam uma conexão da Brisa com o seu futuro. Mãos e cartas são oráculos, e o principal na abordagem feita pelo folhetim, na opinião do pesquisador, é observar que "o futuro é uma energia que vai acontecer e você pode transformar, já que o passado não tem como mudar. Você tem que aprender a lidar com ele".
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5
Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.