Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOÃO ACAIABE

Chef Chico de Chiquititas está em fila de espera por transplante renal

REPRODUÇÃO/SBT

João Acaiabe em cena como chef Chico em Chiquititas (2013)

João Acaiabe em cena como chef Chico em Chiquititas (2013); ator faz hemodiálise há nove meses em SP

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 21/9/2020 - 7h15

No início do ano, João Acaiabe, o chef Chico de Chiquititas (2013), em reprise no SBT, foi diagnosticado com insuficiência renal. Há nove meses, o ator de 76 anos faz hemodiálise no Hospital Sancta Maggiore Liberdade, em São Paulo. "Estou na fila do transplante", conta ao Notícias da TV.

Apesar de enfrentar essa condição, o veterano se sente bem e está com uma agenda cheia durante o período de distanciamento social. Acaiabe precisou se adaptar e se reinventar. Ele tem feito lives e podcasts e escrito textos e poesias durante o confinamento.

"Minha quarentena não está diferente da de todos os atores. Eu estou confinado em casa e faço hemodiálise. Então, saio três vezes por semana -- segunda, quarta e sexta. A partir das 18h, vou para o hospital", conta.

"É um hospital separado. Só tem o pessoal de hemodiálise lá. A gente toma o máximo de cuidado, e eles também. Tomam a febre da gente o tempo todo. É o único momento em que eu saio", observa.

Ver que seus rins perderam parte de suas funções básicas faz Acaiabe alertar os mais novos, bem como o chef Chico faria na novelinha. "Chamo a atenção: cuidem de seus rins. A gente nunca se importa e se preocupa [com eles]. Comemos exageradamente carnes, coisas que forçam o rim a trabalhar, porque a gente pensa que isso vai ser eterno", adverte.

"Mas, depois dos 50 anos, a capacidade de cada órgão do nosso corpo é muito reduzida, dos rins mais ainda. Porque ele funciona como filtro. Hoje em dia, eu preciso da máquina para isso. Estou na fila do transplante e aguardo um doador. Gostaria de puxar essa conversa para estimular as pessoas a fazerem doação de órgãos, pois acho importante", pede.

Quando a quarentena começou, o intérprete do querido cozinheiro do Orfanato Raio de Luz procurou se ocupar para manter uma boa saúde mental. "Como estou ficando dentro de casa, para fazer movimento é muito difícil, tentei arrumar uma esteira para fazer exercícios. Apanho um solzinho aqui na sacadinha do meu prédio. Durante muito tempo ficou proibido ir lá embaixo, de ficar na quadra. Então, acabei me acostumando", detalha.

Ele lamenta que o vírus tenha atrapalhado seus compromissos profissionais. Mesmo assim, não parou. "Tenho feito algumas coisas aqui dentro de casa. Estou preparando um trabalho novo, tenho decorado algumas poesias e gravado podcasts. Assim vou tocando e vivendo dia após dia", descreve.

Sem auxílio emergencial

Com a cultura paralisada, são poucos os trabalhos remunerados, fato que o ator lamenta por ele e por seus colegas da classe. "Estou há oito meses sem ganhar dinheiro de trabalho. Sem trabalhar [sendo pago]. Eu estava preparando um espetáculo quando entrou a pandemia. Ao mesmo tempo, entrei em hemodiálise porque deu problema nos meus rins", lamenta.

"É muito séria a situação que estamos passando. Eu, graças a Deus, tenho uma aposentadoria. Não é essas coisas, mas eu consigo sobreviver. De vez em quando, faço uma coisa ou outra [remunerada]. Não tenho direito ao auxílio emergencial, porque é só para quem não tem nenhuma renda", explica.

Durante a quarentena, uma das alegrias de Acaiabe foi o anúncio da reprise de Chiquititas. Ele tem conferido a novela novamente, menos nos dias em que vai para o hospital.

"Lá no espaço [da hemodiálise] tem outras pessoas. E eu não posso priorizar uma TV só para mim. Então, lá eu não assisto. Percebo como eu estava muito gordo (risos). Agora estou magro", diverte-se.

Com o folhetim no ar, ele gosta de interagir com um público que passou a conhecer recentemente: seus seguidores no Instagram. "A repercussão é excelente. Está bombando. Os internautas procuram saber, me escrevem bastante e tal. Fico muito contente pelas perguntas, abraços e coisas legais que acontecem com o meu personagem Chico", finaliza.

Confira fotos e vídeos de João Acaiabe em Chiquititas:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por João Acaiabe (@joao_acaiabe_oficial) em

Ver essa foto no Instagram

Chiquititas!

Uma publicação compartilhada por João Acaiabe (@joao_acaiabe_oficial) em


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.