Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TE CONTEI?

Censura vetou abertura de novela com bumbum, mas deixou passar música ousada

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lenilda Leonardi olha para câmera com expressão de espanto

A modelo Lenilda Leonardi na abertura da novela Te Contei? (1978): censura implicou com bumbum

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 6/3/2023 - 6h20

Há 45 anos, Te Contei? (1978) estreava na faixa das sete da Globo. A novela escrita por Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) não repetiu o sucesso de outros folhetins do autor, mas ficou marcada por uma confusão com a abertura.

O clipe original mostrava um grupo de telefonistas e pessoas falando ao telefone, como se uma fofoca estivesse sendo contada --da maneira que sugeria o título da trama. Enquanto isso, uma mulher desfilava de biquíni azul pela praia. A câmera focava bastante o bumbum da modelo Lenilda Leonardi enquanto ela caminhava.

Algumas semanas depois da estreia, a Censura Federal vetou a abertura "safadinha" e exigiu que ela fosse substituída rapidamente. A partir do capítulo 20, o clipe passou a mostrar a moça passeando pela praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Sem closes nas partes íntimas, ela apenas chamava a atenção dos transeuntes.

Close num bumbum com biquíni azul

Bumbum vetado em abertura da novela Te Contei?

Lenilda Leonardi, inclusive, também foi escolhida para aparecer na capa da trilha internacional da novela. Ela ganhou notoriedade e estampou as manchetes de várias revistas na época.

Apesar de ter implicado com o bumbum na abertura, o departamento de censura deixou passar sem restrições a música escolhida para embalar o clipe inicial do folhetim, como explicado no livro Teletema, a História da Música Popular Brasileira Através da Teledramaturgia.

A canção composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho especialmente para a novela fala de maneira debochada sobre infidelidade conjugal e sexo livre --temas que também eram considerados impróprios na época.

A música foi gravada por Sônia Burnier e trazia versos como: "Os motéis agora estão superlotados, e a garotada anda a todo vapor. Te contei, não? Hoje em dia é pouco papo e muito amor!" e "Você se lembra daquela sirigaita que tentou roubar o meu marido? Te contei, não? O marido dela agora está comigo!".

O Vídeo Show (1983-2019) mostrou a abertura vetada em 2013 --veja clicando aqui. Assista ao clipe que foi liberado:

A novela girava em torno de Sabrina (Wanda Stefânia), uma jovem de classe média que escondia dois segredos da família. O primeiro era a compulsão por roubar, o outro mistério era que a moça levava uma vida dupla.

Sem que ninguém soubesse, a protagonista alugava um quarto no subúrbio na pensão de Lola, interpretada por Eva Todor (1919-2017). Ela fingia ser uma pessoa simples que ganhava a vida vendendo produtos de beleza.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.