Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RELEMBRE

Casa abandonada: Além do podcast, novelas já mostraram cenários misteriosos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Casa abandonada do cenário da novela Alto Astral, produzida em 2014 pela TV Globo; a foto mostra quatro janelas e o portão de entrada do casarão

Em Alto Astral (2014), casarão abandonado de Nova Alvorada abrigava fantasmas do século passado

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 5/7/2022 - 6h15

Nos últimos dias, o podcast A Mulher da Casa Abandonada ganhou repercussão nas redes sociais. O ponto do conteúdo jornalístico, criado por Chico Felitti para o jornal Folha de S.Paulo, chegou até mesmo a virar atração turística e alvo de protetores de animais, causando aglomeração em frente ao imóvel que fica no bairro do Higienópolis, em São Paulo. Nas novelas, cenários misteriosos como esse já foram explorados ao longo da trama.

No entanto, diferentemente do material de áudio, que narra a história real da foragida Margarida Bonetti, acusada de manter uma mulher em condições análogas à escravidão nos Estados Unidos, as casas abandonadas listadas a seguir serviram para ilustrar ficção em pelo menos cinco folhetins da TV. Confira:

ALEX CARVALHO/ TV GLOBO

Caíque (Sérgio Guizé) e Ana Dirce (Marianna Armellini)

Caíque (Sergio Guizé) e Ana Dirce (Marianna Armellini)

Alto Astral

Em Alto Astral (2014), uma casa abandonada em Nova Alvorada, fictícia cidade da trama das sete de Daniel Ortiz, chamou atenção dos telespectadores durante diversos capítulos. O misterioso casarão despertava também a curiosidade de personagens da trama, como Azeitona (JP Rufino), que acreditava que fantasmas habitavam local.

Após semanas instigando a curiosidade do público, o garoto entrou no imóvel junto com Afeganistão (Gabriel Godoy) e Caíque (Sergio Guizé) e descobriu que por lá morava Ana Dirce (Marianna Armellini), uma jovem que viveu nos anos 1930 e não sabia da sua morte.

Além da moça, Meire (Debora Olivieri) habitava o casarão e o espírito dela tentava proteger a filha mantendo a mentira de que ela estava viva. Ao longo da trama, a dupla chegou a ficar amiga de Ana Dirce, que inicialmente se apaixonou por Caíque, mas acabou mesmo caindo na graça de Afeganistão.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Casa de Julia (Vitória Strada) em Espelho da Vida

Casa de Julia (Vitória Strada) em Espelho da Vida

Espelho da Vida

Quem acompanhou Espelho da Vida (2018), novela de Elizabeth Jhin, se lembra da fixação de Cris (Vitória Strada) em descobrir sobre o passado de Julia Castelo. Já no início da trama, a protagonista deu de cara com o casarão em que viveu a jovem até os anos 1930, em Rosa Branca, fictícia cidade do folhetim das seis.

Foi lá que ela viu o quadro que a identificava, percebendo a enorme semelhança com sua vida passada. O casarão contava também com a presença da guardiã interpretada por Suzana Faini, que vivia surgindo do nada e assustando a mocinha.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Casa na floresta em Deus Salve o Rei

Casa na floresta em Deus Salve o Rei (2018)

Deus Salve o Rei

Enquanto fugia pela floresta em Deus Salve o Rei (2018), Rodolfo (Johnny Massaro) encontrou uma misteriosa casa abandonada na novela das sete de Daniel Adjafre e se escondeu pelo local.

No entanto, por lá, o herdeiro do reino de Montemor descobriu que a casa não era tão inabitada assim, mas que se tratava do esconderijo de Brice (Bia Arantes), de quem o então rei estava fugindo desesperadamente.

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Casa abandonada em Carrossel

Casa abandonada em Carrossel (2012)

Carrossel

Em Carrossel (2012), uma casa abandonada foi cenário para diversas aventuras da turminha da novela de Iris Abravanel. O local próximo ao Colégio Mundial instigou diversos personagens da trama, que chegaram até a pesquisar sobre o esconderijo misterioso.

O local contou com a aparição da menina-fantasma da pegadinha do elevador (Anna Livya Padilha), que resolveu assombrar as crianças por lá.

Por meio de Firmino (Fernando Benini), a garotada descobriu que o casarão abrigou um casal de idosos, que morreu em uma viagem à Europa. Após muita pesquisa, a turma de Maria Joaquina (Larissa Manoela) encontrou um diário e desvendou de vez o mistério sobre a família que morava na casa.

FABIANO BATTAGLIN/GSHOW

Cobra (Felipe Simas) e Jade (Anaju Dorigon) em Malhação Sonhos

Cobra (Felipe Simas) e Jade (Anaju Dorigon)

Malhação Sonhos

Em Malhação Sonhos (2014), Cobra (Felipe Simas) e Jade (Anaju Dorigon) foram parar no meio da selva após fugirem  da polícia e de Heideguer (Odilon Wagner). Em sua trajetória, a dupla encontrou uma casa abandonada na floresta e decidiu se abrigar por ali.

O jovem soltou um grito horripilante e pensou que o local estava repleto de mistérios. No entanto, o imóvel não tinha nada de sobrenatural, mas foi isca para Heideguer enviar um capanga à caça de Jade, que virou refém do malvado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.