Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PARTIDO ALTO

Briga de Gloria Perez e Aguinaldo Silva marcou novela: 'Não podia dar certo'

REPRODUÇÃO/MEMÓRIA GLOBO

Montagem com Gloria Perez e Aguinaldo Silva; ambos estão em frente a painel do Memória Globo

Os autores Gloria Perez e Aguinaldo Silva em seus respectivos depoimentos ao site Memória Globo

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2023 - 8h30

Há 39 anos, Partido Alto (1984) estreava na faixa das oito da Globo. Caótica e confusa, a novela foi escrita por Gloria Perez e Aguinaldo Silva. Os dois se desentenderam durante o trabalho, e o escritor pediu para sair antes do final da trama. "Não podia dar certo", afirmou a autora de Travessia sobre a dificuldade em trabalhar com o colega.

Os novelistas já comentaram sobre a briga diversas vezes em depoimentos, mas sempre deixando claro que o motivo foi a divergência em seus modos de trabalho.

"O Boni [José Bonifácio Oliveira Sobrinho, então diretor da Globo] queria que eu fizesse a novela das oito, enquanto o Daniel Filho preferia que fosse o Aguinaldo Silva que tinha mais experiência em televisão. Na sala do Boni, insisti muito para ficar com a novela das seis. Eu me sentiria mais segura", explicou Gloria ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia

"Eu e o Aguinaldo não nos conhecíamos, e fazer novela em dupla é um casamento difícil. Mas decidiram fazer o casamento mesmo assim", completou ela. Já em depoimento ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, a autora afirmou:

Partido Alto foi um casamento arranjado entre duas pessoas que não se conheciam, literalmente, e tinham estilos completamente diferentes. Como não éramos noivos muçulmanos nem indianos, não podia dar certo.

Aguinaldo Silva também deu seu lado da história: "O Boni resolveu que a próxima novela das oito seria escrita por nós dois. O problema era que a gente sequer se conhecia. Eu conheci a Gloria no elevador da Globo no dia em que o Boni nos convidou para uma reunião", contou aos autores de A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo.

O método da Gloria é completamente diferente, eu diria o oposto até. Era um drama porque a gente simplesmente não conseguia trabalhar junto. Como trabalhar junto se ela escreve de um jeito e eu de outro? É claro que essa tensão acabou se refletindo na nossa relação. Houve momentos em que a gente não conseguia sequer se falar. Mas não era por problema de egos, e, sim, por incompatibilidade de métodos de trabalho.

Sem conseguir se entender com a colega, Silva decidiu deixar a produção na metade. "Li no jornal que a Globo havia comprado os direitos de Tenda dos Milagres [livro de Jorge Amado] e ia produzir uma minissérie. Imediatamente procurei o Daniel Filho e pedi para fazer. Ele ponderou, mas acabaram me tirando da novela, e eu fui escrever a minissérie", justificou no livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

Recentemente adicionado ao catálogo do Globoplay, Partido Alto narrava a trajetória de diferentes personagens femininas. Isadora (Elizabeth Savala), por exemplo, sofria ameaças do marido, Sérgio (Herson Capri), por ter pedido a separação. Já Celina (Gloria Pires) era uma adolescente que tentava fugir do universo de contravenções do pai, o bicheiro Célio Cruz (Raul Cortez).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.