Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXPLODE CORAÇÃO

Cigana tentou impedir Globo de exibir cena de sexo em novela de Gloria Perez

Jorge Baumann/TV Globo

Edson Celulari está prestes a beijar Tereza Seiblitz em cena da novela Explode Coração (1995)

Júlio (Edson Celulari) e Dara (Tereza Seiblitz) em cena da novela Explode Coração (1995)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 3/5/2023 - 6h25

Há 27 anos, Explode Coração (1995) chegava ao fim na faixa das oito da Globo. A novela escrita por Gloria Perez mostrava os costumes dos ciganos e tinha como protagonista a batalhadora Dara (Tereza Seiblitz). A personagem foi inspirada em Mirian Stanescon, que se revoltou com uma cena de sexo no folhetim e tentou impedir a emissora de exibi-la.

Também chamada de Rorarni, Mirian ficou conhecida no Brasil por ser a primeira cigana formada em Direito. Ela ainda enfrentou preconceito do seu povo ao decidir se casar com um gadjô, homem não cigano. A própria Tereza Seiblitz confirmou que a história de Mirian serviu de inspiração para compor sua personagem.

"Conheci Mirian nas pesquisas para uma novela. Ela me recebeu em sua casa de braços abertos e com um coração imenso. Me apresentou sua família e me contou sua história. Rorarni é uma mulher cigana que estudou (como a minha personagem) e se formou em Direito. Lutadora das causas femininas, sem jamais perder sua forte conexão com as tradições ciganas milenares, Rorarni foi fonte de inspiração constante e luminosa para mim durante todo o trabalho", declarou a atriz ao site dedicado ao trabalho de Mirian.

No entanto, a advogada reprovou uma sequência mais quente entre Dara e Júlio (Edson Celulari). Ela entrou na Justiça com a alegação de que a cena em que Dara se entregava pela primeira vez ao amado depreciava sua imagem e a de seu povo, que prega a virgindade das mulheres até o casamento.

Mirian até conseguiu uma liminar para impedir a sequência. "O juiz deu à cigana a guarda das fitas da Globo em que as cenas estão gravadas. Acompanhada de dois oficiais de Justiça, Mirian foi ontem à emissora apreender as fitas", informou a Folha de S.Paulo em 1º de janeiro de 1996. Mas a Globo impetrou um recurso e exibiu a transa no dia seguinte.

Explode Coração girava em torno da vontade de Dara de estudar e seguir um caminho diferente do destinado às mulheres ciganas. Mas a jovem já estava prometida em casamento para Igor (Ricardo Macchi) --um acordo feito pelas famílias Sbano e Nicolich quando eles ainda eram crianças.

Disposta a seguir o sonho de trabalhar e conquistar sua independência, Dara fazia cursinho pré-vestibular escondida dos pais, Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini). Ela vivia tensa com a possibilidade de os colegas descobrirem sua verdadeira origem e zombarem.

A situação da moça ficou ainda mais complicada quando conheceu pela internet o empresário Júlio Falcão. Os dois se apaixonaram perdidamente, mas precisaram batalhar muito para ficarem juntos.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.