AUTOCRÍTICO
Reprodução/TV Globo
Boninho (ao centro) na cena em que ele elimina Maria da Paz (Juliana Paes) do reality Best Cake
REDAÇÃO
Publicado em 16/10/2019 - 16h55
J.B. de Oliveira, o Boninho, não ficou satisfeito com a própria atuação em A Dona do Pedaço. No Twitter, o diretor da Globo brincou com seu talento (ou falta de): "Seja honesto! Eu não sirvo nem pra figurante sem fala", divertiu-se o marido de Ana Furtado em uma troca de mensagens com o jornalista Mauricio Stycer, colunista do UOL.
Na publicação anterior, Stycer também foi bem-humorado. "Boninho como ator. Não vou citar nomes, mas tem profissionais piores do que ele", escreveu. Foi aí que o diretor e jurado do Show dos Famosos fez uma autodepreciação na rede social.
Para contar com Boninho na novela das nove da Globo, o autor Walcyr Carrasco quebrou uma regra que ele mesmo inventou para suas histórias e permitiu o improviso do "ator" para que ele soasse natural em cena, sem amarras ao roteiro.
"Atenção: esta cena é escrita, mas o objetivo do texto é dar as informações. Porque acho importante o Boninho ser o Boninho. Fique à vontade para falar o texto como achar que deve, apenas preservando as informações", indicou o autor no texto entregue aos atores e à equipe de A Dona do Pedaço.
É uma mudança e tanto para um novelista que já disse que pune qualquer ator que coloca "cacos" (improvisos). Foi o caso de Elizabeth Savalla, que decidiu adicionar um tempero às cenas de Jezebel em Chocolate com Pimenta (2003). A personagem teve um problema na garganta e ficou vários capítulos sem poder falar nada.
"Quando o ator 'trai' muito [o roteiro], você se vinga. Eu tive uma atriz bem famosa que inventava falas, então coloquei um problema na garganta [da personagem] e ela ficou muda durante duas semanas", contou Carrasco, entre risos, durante a Bienal do Livro de São Paulo do ano passado, sem citar diretamente o nome de Elizabeth.
Em uma participação no Altas Horas em agosto de 2013, no auge de Amor à Vida, o autor revelou outra maneira que encontrou de se vingar de atores rebeldes. "Se um ator coloca 'caco', o personagem dele entra em coma", explicou ele --naquela trama, a doce Nicole (Marina Ruy Barbosa) acabou morrendo porque a jovem atriz se recusou a raspar os cabelos ruivos para mostrar a luta de sua personagem contra o câncer.
Confira o post no Twitter em que Boninho critica a própria atuação:
Maurício, seja honesto! Eu não sirvo nem pra figurante sem fala!! Kkkk
— J.B. Oliveira (@boninho) October 16, 2019
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 20 a 22/11
Quarta, 20/11 (Capítulo 159)
Amadeu consegue a redução de pena para Jô. Fabiana garante a Evelina e Antero que se tornará freira. Chega o dia do casamento de Evelina e Antero. Cornélia presenteia Marlene com um vestido branco e Evelina ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.