MANUELA DIAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Lurdes (Regina Casé) em Amor de Mãe; personagem volta no segundo livro da autora Manuela Dias
Dois anos depois do fim de Amor de Mãe (2021), Manuela Dias voltou até a casa de dona Lurdes --vivida por Regina Casé-- atrás de alguns papéis perdidos na gaveta. A autora desfaz o final feliz da novela da Globo já na primeira página de O Diário de Dona Lurdes (Melhoramentos), em que a personagem se vê sozinha pela primeira vez na vida.
A escritora, que já havia adiantado detalhes do projeto ao Notícias da TV, começa o seu segundo livro com a partida de Ryan (Thiago Martins). Ele é o último dos cinco filhos da babá a definitivamente sair das suas asas. Sozinha, depois de dedicar a vida inteira a cuidar dos outros, ela passa a registrar o seu cotidiano em um caderninho.
O vazio que ficou para Lurdes aos poucos vai dando lugar não só a uma redescoberta de si e do mundo, mas também a revelações sobre o que aconteceu com alguns dos principais personagens de Amor de Mãe.
O leitor, aos poucos, vai descobrindo o porquê de Camila (Jéssica Ellen) e Danilo (Chay Suede) terem se afastado da família; o futuro da relação aparentemente improvável entre Magno (Juliano Cazarré) e Lídia (Malu Galli); e há ainda espaço para uma virada na vida de Érica (Nanda Costa).
O livro também funciona para quem não acompanhou a história original, dividida em duas fases por causa da pandemia de Covid-19. Por mais que a Lurdes da novela ainda tenha um impacto muito forte na memória, a personagem assume uma posição quase arquetípica --cabendo-lhe muitos rostos além daquele de Regina Casé.
Há uma particularidade nas confissões de Lurdes que a torna próxima até de quem eventualmente não tenha ligado muito a televisão nos últimos anos. Cada capítulo é mais do que uma página de diário, mas uma carta --evocando o modo como toda mãe fala tão intimamente sobre pessoas que não fazemos a mínima ideia de quem quer que sejam.
MARIANA MACIEL/DIVULGAÇÃO
Manuela Dias e seu primeiro livro, Tilikum
Obviamente, O Diário de Dona Lurdes tem um charme a mais para os que gostaram da novela, com diálogos que remetem a pontos-chaves da primeira história. Uma conversa entre a babá e Danilo, por exemplo, leva o leitor a pensar de uma maneira completamente diferente sobre o final de Thelma (Adriana Esteves) --e as razões por trás do seu aneurisma.
Por mais que haja um elemento de nostalgia no texto, a leitura não se encerra com a ideia de que aquilo poderia virar outra novela ou uma série à parte. Manuela deixa claro que Amor de Mãe foi necessariamente uma construção coletiva, enquanto o livro parte de um ponto de vista muito mais pessoal.
O diário talvez nem caiba como uma produção audiovisual por tratar tão intrinsecamente dos desejos de dona Lurdes. Revelar os nossos desejos por meio das imagens, como aponta o filósofo italiano Giorgio Agamben, talvez seja tão fastidioso quanto narrar um sonho. E a palavra, só a palavra é capaz de desvelar o que tão brutalmente escondemos no peito.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril
Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.