Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SILVIO DE ABREU

Autor fez maratona para substituir Cassiano Gabus Mendes sem assistir à novela

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Cláudio Marzo e Elizabeth Savala, que segura um bebê no colo, em foto preto e branco da novela Plumas e Paetês

Cláudio Marzo (1940-2015) e Elizabeth Savala em Plumas e Paetês (1980), novela da Globo

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 24/4/2023 - 6h20

Há 42 anos, era exibido o último capítulo de Plumas e Paetês (1980) na faixa das sete da Globo. Por questões de saúde, o autor Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) precisou se afastar do trabalho na reta final da novela. Silvio de Abreu foi convocado para substituí-lo e enfrentou uma maratona para continuar a história, já que não estava acompanhando a trama.

O pai dos atores Cássio e Tato Gabus Mendes sofreu um infarto em janeiro de 1981 e acabou impossibilitado de concluir o folhetim. Um mês depois, Silvio de Abreu assumiu a missão de tocar os últimos 42 capítulos da história.

O dramaturgo revelou em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia que Cassiano o indicou para substituí-lo mesmo sem eles se conhecerem pessoalmente.

Como não estava assistindo ao folhetim, Silvio contou com a ajuda da mulher, Maria Célia, para se inteirar de tudo. O casal fez uma espécie de maratona e conseguiu ler mais de cem roteiros em apenas um fim de semana. O autor substituto ainda mexeu em algumas narrativas e conseguiu alavancar a audiência da novela na reta final.

Plumas e Paetês contava a história de Marcela (Elizabeth Savala), uma jovem que decidia tentar uma vida melhor em São Paulo depois de descobrir que estava grávida. Ela pegou uma carona com Osmar (Stepan Nercessian) e a noiva dele em direção à capital paulista.

Mas um acidente grave na estrada acabou matando o casal. Após sobreviver à tragédia, Marcela fingiu ser a noiva de Osmar para desfrutar do conforto que a família rica do rapaz poderia proporcionar para ela e o bebê.

A história principal de Plumas e Paetês foi aproveitada por Maria Adelaide Amaral como um núcleo do remake de Ti Ti Ti (2010), cuja trama original também é de Cassiano Gabus Mendes. No entanto, a adaptação deu um final diferente para Marcela, vivida então por Isis Valverde.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.