Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASSIANO GABUS MENDES

Consagrado na Globo, autor morreu quando sua novela ainda estava no ar

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) em foto do acervo da Globo, olhando para a câmera, sério

Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) em foto do acervo da Globo; autor morreu quando sua novela estava no ar

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 19/12/2022 - 6h15

Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) foi um dos maiores autores da Globo e ajudou a consolidar a emissora como produtora de grandes novelas. O escritor havia acabado de entregar os capítulos de sua última obra, O Mapa da Mina (1993), quando morreu repentinamente, de infarto do miocárdio. A novela ainda estava no ar. 

Pai dos atores Cássio Gabus Mendes e Tato Gabus Mendes, Cassiano foi o primeiro diretor artístico de uma televisão no Brasil --trabalhou nesta função na TV Tupi (1950-1980) durante mais de uma década. 

Sob o comando dele, foram criados programas como TV de Vanguarda (1950-1967), Alô, Doçura (1953-1964) e a novela Beto Rockefeller (1968). Ao sair da Tupi, se tornou autor de novelas na Globo. 

Lá, escreveu obras de sucesso, como Anjo Mau (1976), Elas Por Elas (1982), Ti Ti Ti (1985), Brega & Chique (1987) e Que Rei Sou Eu? (1989). 

Em 1993, Gabus Mendes escreveu a novela O Mapa da Mina. A trama contava a história de um roubo de diamantes, sendo que metade deles haviam sido escondidos em São Paulo. O ladrão tatuou o mapa para o esconderijo dos diamantes no bumbum de uma jovem e deu a seu filho a missão de encontrá-la (a garota havia se tornado noviça) e, em seguida, ir em busca das pedras. 

Na reta final da novela, aconteceu a tragédia: Cassiano Gabus Mendes teve um infarto fulminante e morreu, em 18 de agosto de 1993. Ele já havia escrito todos os capítulos da trama. A novela foi ao ar até 3 de setembro daquele ano.

No último capítulo, Gabus Mendes recebeu uma homenagem. Lima Duarte, amigo dele, deu um depoimento que foi exibido nos momentos finais, e os créditos de encerramento da novela subiram em silêncio, como sinal de luto. 



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.