FERNANDA MACHADO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Joana (Fernanda Machado) e Cássio (Marcello Antony) em Paraíso Tropical: juntos no final
Fernanda Machado mergulhou tão profundamente no drama de Joana em Paraíso Tropical, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, que chegou a perder nove quilos. A atriz conta que sua saúde chegou a ficar fragilizada na época, em que pegava uma gripe atrás da outra --mas que, nos bastidores, Tony Ramos foi uma das pessoas que lhe estendeu a mão.
"Paraíso Tropical foi uma novela muito importante para mim, com uma das minhas melhores personagens, mas eu gravava tantas cenas difíceis, de intensidade dramática, que acabei sofrendo tanto quanto a Joana. Acho que meu sistema imunológico baixou muito, porque eu realmente estava vivendo a dor dela", explica a intérprete em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.
Fernanda brinca hoje que ficou "magrinha e meio destruída" por causa do folhetim de Ricardo Linhares e Gilberto Braga (1945-2021). Entretanto, o trabalho duro deu resultado --e não só porque ela chegou a ganhar diversos prêmios de melhor atriz coadjuvante em 2007.
Ela considera um elogio feito por Tony Ramos nos bastidores como um dos momentos mais marcantes e mais tocantes da trajetória:
Ele me parou na frente de todo mundo e veio dizer: 'Nossa, eu tenho que te falar que estou encantado com o seu trabalho, impressionado com o seu talento. Estou assistindo e acompanhando essas cenas de agora, sofrendo com a Joana. Você está fazendo a gente acreditar muito'.
"Aquilo me deixou tão feliz que até a energia da personagem, que tinha me contaminado, me deu uma levantada", recupera a atriz.
Paraíso Tropical não é a primeira reprise de Fernanda, que também já foi "revista" pelo público em Alma Gêmea (2006) e Caras & Bocas (2009) para o Vale a Pena Ver de Novo. Ela, porém, está afastada dos folhetins desde Amor à Vida (2013) e da televisão desde que fez as duas primeiras temporadas da série Impuros, entre 2018 e 2019.
No auge da carreira, a intérprete optou por seguir outro caminho e se mudou para os Estados Unidos com o marido, o empresário Robert Riskin. Eles são pais de Lucca, de oito anos, e Leo, de três.
Fernanda, então, acabou se destacando como uma das vozes mais ativas sobre a maternidade sem romantismo nas redes sociais:
O maior desafio para as mães no dia de hoje é deitar à noite e desligar disso tudo, porque é muita coisa na cabeça. São cargas duplas e triplas que as mulheres acabam enfrentando. Essa é a maior dificuldade, mas também é felicidade. Porque não existe experiência mais incrível do que ter um filho. E eu dei vida a dois seres humanos.
Atualmente, ela atua também com projetos de decoração no exterior e não descarta voltar às novelas. "Estou começando a ficar mais aberta para se vierem convites de trabalho mais curtos, como para uma série ou um filme", arremata.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Paraíso Tropical: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3/5
Sexta, 3/5 (Capítulo 114)
Antenor demite Olavo e chama a polícia. Olavo e Jáder fogem e são atingidos. Paula, Hermínia e Clemente pressionam Jarbas e ele acaba falando que trocou as amostras de sangue. Paula abre a porta do quarto ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.