Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Meu Pedacinho de Chão

Atriz de Gina volta a se depilar na nova fase de ‘mulher macho’

Reprodução/TV Globo

Paula Barbosa (Gina) e Johnny Massaro (Ferdinando) em cena de Meu Pedacinho de Chão, da Globo - Reprodução/TV Globo

Paula Barbosa (Gina) e Johnny Massaro (Ferdinando) em cena de Meu Pedacinho de Chão, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 22/6/2014 - 21h17

Axilas peludas, nada de fazer as unhas e muito menos as sobrancelhas. Para mergulhar no universo de Gina, de Meu Pedacinho de Chão, Paula Barbosa deixou de lado a própria vaidade. Com a recente metamorfose da personagem, apelidada de “mulher macho” nos bastidores da trama da Globo, a atriz voltou a se depilar e comemora a fase mais feminina da selvagem que está roubando a cena na novela das seis.

Neta de Benedito Ruy Barbosa, filha de Edilene Barbosa, sobrinha de Edimara Barbosa e irmã de Marcos Barbosa, autores do folhetim, a atriz faz questão de ressaltar que sua família trabalha junta. “No meu primeiro papel, ouvi muita gente falando que estava lá porque era neta no autor. Falavam em nepotismo. Mas eu sei o quanto eu ralei para chegar até aqui. No meu primeiro teste meu avô disse: ‘Não é porque você está aqui, que já está dentro. Vai ter de conquistar tudo com o seu trabalho’”, revela Paula Barbosa.

Isso aconteceu em 2009, quando ela fez Edith na novela Paraíso. Depois, em 2012, veio segundo papel em Amor Eterno Amor. Os dois trabalhos foram pequenos, mas a atriz afirma que ambos foram extremamente importantes para entender como tudo funciona numa emissora de TV. “Foi necessário passar pelos papéis menores para poder ganhar a Gina na minha carreira”, diz.

A personagem, que tem uma juba assombrosa e um jeito para lá de grosseiro, é um divisor de águas na trajetória dessa jovem atriz de 27 anos. Ela sabia que iria fazer a Gina desde 2009, quando sua mãe e seu avô começaram a pensar no remake de Meu Pedacinho de Chão. “Tive bastante tempo para me preparar. Além das histórias em casa, eu comecei a estudar a personagem em novembro. A Gina requer mesmo um tempo para entendê-la.”

Em uma novela que mais parece um conto de fadas, fazer um bicho do mato tem uma grande composição, avisa a atriz. “É o papel mais intenso que já fiz. Ela tem uma força fascinante."

Segundo Paula, além de ficar sem se depilar, o mais difícil é se manter séria nas gravações, segurando o jeito bravo de Gina. “Ela muitas vezes fala só uma palavra, mas é aquela que vai quebrar todo mundo. Vai fazer o povo rir em casa. Eu racho o bico lendo o texto”, comenta.

Paula Barbosa na pele de Edith na novela Paraíso, de 2009 (João Miguel Júnior/TV Globo)

Metamorfose

Fios castanhos e lisos, assim são os cabelos de Paula Barbosa. Para caracterização da personagem, foram três dias. Além de pintar os cabelos, ela colocou apliques para ficar com a cabeleira de Gina. O processo diário dessa transformação dura em média duas horas e meia, e três cabeleireiros cuidam das madeixas durante esse tempo.

Agora, na nova fase da personagem, a atriz passou por um outro processo de caracterização. Foi tirado o megahair antigo, os cabelos tingidos novamente e novos apliques entrelaçados. A mudança vai além. “A postura dela mudou. Ela está descobrindo a mulher que existe dentro dela. A mutação da Gina é de dentro para fora. É algo muito delicado e que envolve um monte de sentimentos. Por isso, acho que aos poucos ela vai mudar ainda mais”, diz Paula.

Repercussão

Nas ruas, Paula Barbosa é reconhecida. Ela conta que a abordagem, na maioria das vezes, é feita por crianças. “Muita gente vem falar comigo. É impressionante. Eu fico boba. Eles chegam de forma carinhosa.”

Muitos telespectadores torcem para que o namoro de Gina com Ferdinando (Johnny Massaro) esquente ou, ao menos, dê certo. A atriz não adianta o que vem por aí, mas conta que ainda vai ter uns empecilhos para mexer mais com esse casal. “Parece que está tudo certo, mas virão uma surpresas”, diz Paula.

Veia artística

Dos dez netos de Benedito Ruy Barbosa, somente Paula optou até agora pela carreira diante das câmeras. Ela fez um ano de faculdade de direito, depois tentou fonoaudiologia e por último publicidade e propaganda. Não concluiu nenhum curso e seguiu fazendo teatro. Ela revela que o avô e a mãe sempre a alertaram das dificuldades que enfrentaria.

Mesmo brilhando, Paula sofre com a distância da família e do noivo, o produtor musical Diego Dália, que vive em São Paulo. Ela está morando no Rio de Janeiro nos últimos meses. Os dois estão juntos há três anos e tinham acabado de montar o apartamento deles quando começaram as gravações da novela das seis.

“É difícil ficar longe dele e de todo mundo. Minha família é muito unida. Sinto falta da minha mãe, dos meus irmãos. Mas a gente se fala todo dia. Sempre depois da exibição da novela, comentamos tudo que foi ao ar e o que está para ir também”, conta a atriz, que afirma que também sentirá falta dessa parte quando a novela terminar em agosto.

Assim que sair do ar, Paula vai se dedicar a um musical infantil que escreveu: Meu Primeiro Namorado. A montagem está em fase de captação de recursos. Apesar desse trabalho como escritora, ela diz que sua “pegada” é mesmo atuar, escrever foi uma “obra do acaso”. Paula será a protagonista da peça.

LEIA TAMBÉM:

Apresentadora mirim do SBT vira 'mulherão' e busca emprego na TV

Globo esbanja luxo em O Rebu e faz cenário com 15 mil flores

Memória: Chapelin fracassa como animador e deixa SBT após 1 ano

Após exibir nudez em horário livre, TV do governo tira programa do ar

Rafael Cortez já cogita deixar a Record após voltar para a geladeira

Em Família: Clara e Marina planejam adotar uma menina


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.