Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Classificação Indicativa

Após exibir nudez em horário livre, TV do governo tira programa do ar

Reprodução

Drag queens dão selinho em documentário com cenas de nudez exibido pela TV Brasil no dia 14, às 19h30 - Reprodução

Drag queens dão selinho em documentário com cenas de nudez exibido pela TV Brasil no dia 14, às 19h30

PAULO PACHECO

Publicado em 21/6/2014 - 16h18
Atualizado em 21/6/2014 - 19h31

[Texto publicado originalmente às 17h21 de 21/6/2014]

Bancada pelo governo federal, a TV Brasil decidiu tirar do ar o programa Todos os Brasileiros do Mundo, apresentado aos sábados, às 19h30. Na semana passada, a emissora exibiu um episódio sobre exploração sexual de mulheres na Europa com cenas de nudez, linguagem chula e prostituição em horário livre, infringindo a Classificação Indicativa do Ministério da Justiça.

Hoje (21), a emissora pública colocou um pedido de desculpas aos telespectadores por ter exibido conteúdo inadequado para a faixa e explicou por que o programa saiu do ar. Em seguida, exibiu o documentário O Tigre e o Monge, sobre um ritual de meditação budista.

"Sras. e srs. telespectadores: a direção de conteúdo e programação da TV Brasil decidiu reprogramar a exibição da série Todos os Brasileiros do Mundo para outro horário, que será lançado oportunamente. A TV Brasil também reforçou os mecanismos internos para que nossa grade sempre esteja de acordo com o estabelecido pela classificação indicativa sugerida pelo Ministério da Justiça. Pedimos desculpas por eventuais inconvenientes com o episódio mostrado neste dia e horário, na semana passada. Direção Geral da EBC", comunicou a emissora pública.

Veja o pedido de desculpas da TV Brasil por exibir nudez em horário livre:

Segundo a TV Brasil, a emissora irá reavaliar, reclassificar e trocar o horário de exibição de Todos os Brasileiros do Mundo, que ainda não tem data para voltar à grade. A página do programa no site da emissora também foi retirada do ar.

A decisão de tirar o programa do ar foi tomada espontaneamente pela TV Brasil, após o Notícias da TV ter publicado, na última quarta-feira (18), que a emissora pública exibiu material impróprio para menores de 14 anos em horário livre. Procurado, o Ministério da Justiça informou que analisaria todos os seis episódios da série e encaminharia um pedido de esclarecimentos à emissora.

O caso

No último sábado (14), a TV Brasil exibiu o documentário Gostoso Pela Própria Matureza, sobre brasileiras que vivem da exploração sexual na Suíça e na Itália. Era o segundo episódio da série Todos os Brasileiros do Mundo, produzido pela Panorâmica Comunicação com recursos do Prodav (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro).

O episódio sobre prostituição se destoa dos outros cinco da série, que aborda a vida de brasileiros no exterior. Neste sábado (21), antes de a TV Brasil decidir tirar o programa do ar, seria exibido um documentário sobre ajuda humanitária em países africanos que falam português.

No documentário do último sábado, a acompanhante Ana Paula (que se apresenta como Stella em Milão, na Itália), aparece nua, com seios de fora, sem qualquer tarja, negociando um programa pela internet. Exibição de seios ou órgãos genitais e apresentação de qualquer etapa de prostituição são impróprias para menores de 14 anos e só podem ir ao ar a partir das 21h, de acordo com o Guia Prático de Classificação Indicativa.

A acompanhante entrevistada também usou vocabulário impróprio para o horário ao falar sobre sexo oral. Linguagem chula, com "expressões ofensivas e vulgares relacionadas a sexo", é recomendada para maiores de 12 anos e pode ser exibida apenas após as 20h.

No mesmo episódio, Lucia Amélia, dona de um estúdio de estética de fachada para cuidar de garotas de programa na Suíça, visita cortiços com paredes forradas de fotos de transexuais e mulheres nuas, também infringindo a regra da classificação indicativa de exibição de partes íntimas.

LEIA TAMBÉM:

TV do governo ignora classificação e exibe nudez em horário livre

Com pior ibope das 18h, Meu Pedacinho de Chão vira piada

Rafael Cortez já cogita deixar a Record após voltar para a geladeira

Em Família: Clara e Marina planejam adotar uma menina

Helena se transforma em mulher fogosa e transa em cavalgada

Record, SBT e Rede TV! querem cobrar de assinante da TV paga


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

TV Brasil

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.