RENATA TOBELEM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Renata Tobelem em Travessia; ela culpou a "onda de cancelamento" pelos maus resultados da trama
Renata Tobelem ficou espantada quando abriu as redes sociais e viu o teor das críticas a Travessia. Segundo a atriz, que interpreta Dina na trama, o conteúdo das mensagens, a "obsessão pelo Ibope" de parte do público e a "torcida contra a novela" a abalaram.
Para Renata, a trama de Gloria Perez está sendo vítima de uma "sabotagem virtual", na qual as pessoas estão seguindo o efeito manada e "castigando" o resto do elenco por atitudes pessoais de Cassia Kis --a atriz participou de manifestações golpistas nos últimos meses.
"Parece que estamos de castigo e sendo punidos pelas atitudes pessoais da Cassia que não dizem respeito à trama", disse ela, em entrevista a Heloísa Tolipan. "Nós, de Travessia, viramos bode expiatório. Temos um elenco maravilhoso, que não é citado, bem como a direção", completou.
Se viraliza uma crítica ruim, como dizendo que a trama não é boa, já era. Inclusive, os meus amigos não têm coragem de me elogiar publicamente. Fazem-no de maneira reservada porque se sentem constrangidos de fazê-lo em público.
A atriz acredita que a novela faz sucesso fora da Internet. As pessoas a abordam pelas ruas de forma carinhosa e bem diferente do "clima beligerante" das redes sociais. Para ela, os internautas "promovem uma sabotagem virtual à novela, o que dialoga com o cancelamento (...) A premissa do 'vamos todos malhar tal coisa, que é a bola da vez', se faz presente", disse.
A artista também voltou a elogiar Jade Picon, outra vítima das críticas nas redes sociais. "Ela é uma das pessoas mais batalhadoras que eu conheço, e é uma das mais dedicadas. Obviamente, precisa continuar dedicando-se caso queira permanecer na profissão, mas é profundamente disciplinada, determinada, estudiosa. E, sobretudo, forte. Ela só tem 21 anos, e é sacanagem fazerem com ela o que fazem. Ela é apenas uma menina. E foi chamada à trama, ora!", defendeu.
Segundo Renata, Jade foi escolhida pela carreira. Assim como Chay Suede e Giovanna Antonelli, também presentes no folhetim. Os dois entraram na TV em profissões diferentes das que exercem hoje. O intérprete de Ari participou do reality musical Ídolos (2006-2012), da Record, enquanto Giovanna era assistente de palco do Clube da Criança (1983-1998), programa de Angélica na extinta Manchete.
A internet virou um pouco terra de ninguém. Todo mundo se sente artista, influenciador é jornalista, opinativo, e daí começamos a ver pessoas sem responsabilidade que destroem uma vida ou um trabalho de alguém, diante da forma pela qual fala.
A atriz também reclamou de ter de falar sobre Jade Picon e Cassia Kis em todas as entrevistas que dá. Para ela, a novela é muito mais do que isso. Renata afirmou que a autora debate temas atuais "sem didatismos", como a falta de acessibilidade a Juliana (Tabata Contri) e a alienação parental entre Ari (Chay Suede ) e Brisa (Lucy Alves).
Dina, sua personagem, também ultrapassa a "onda de cancelamento'" mencionada por ela. "Até hoje eu ouvi poucos comentários ruins sobre ela. Via de regra as pessoas são muito carinhosas. E é algo dificílimo fazer um personagem como ela, que é uma mulher justa. Estamos vivendo um momento em que as pessoas não são legais. É mais fácil alguém pegar o seu troco, ludibriar ou provocar uma intriga. Dina é justa, honesta, leal", elogia.
Escrita por Gloria Perez, Travessia é a atual novela das nove da Globo. A trama será substituída em maio por um folhetim de autoria Walcyr Carrasco, cujo nome provisório é Terra Vermelha. A saga já começou a ser gravada.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5
Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.