Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONGELAMENTO

Globo contraria diretor de Travessia e faz nova mudança para salvar novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cassia Kis com uma camisa preta e casaco marrom em Travessia

Cassia Kis em cena que inaugurou congelamento em Travessia: mudança para tentar salvar ibope

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 15/11/2022 - 13h02
Atualizado em 15/11/2022 - 13h11

Na tentativa de atrair o público e reverter de alguma forma os baixos índices de audiência, a Globo fez mais uma mudança inesperada na edição de Travessia. Um mês e meio após sua estreia, a trama de Gloria Perez passou a adotar o famoso congelamento ao fim do capítulo, uma forma de gerar mais impacto ao gancho do dia e fisgar o telespectador para o capítulo seguinte.

Curiosamente, o recurso está longe de ser o favorito de Mauro Mendonça Fllho, diretor artístico da novela das nove. Em 2017, quando questionado no Twitter o motivo de não usar o artifício em seus folhetins, ele afirmou que não pretendia apelar ao método.

"Não gosto de congelamento, simples assim. Quando as pessoas se ligam tanto em congelamento, é porque tem algo errado no que se move", comentou o diretor em 2017, no auge do sucesso de O Outro Lado do Paraíso (2017), uma parceria dele com o autor Walcyr Carrasco e um fenômeno na ocasião. 

A personagem Cidália, interpretada por Cassia Kis, foi a primeira congelada de Travessia. A atriz é o nome mais comentado nos bastidores, por causa de seu comportamento fora do ar, com declarações homofóbicas e participações em manifestações que pedem golpe no Brasil após as eleições.

Logo depois do congelamento, as cenas do próximo capítulo, que já tinham sido alteradas antes, foram apresentadas. Na internet, o público tem percebido as mudanças frequentes e as tentativas para melhorar os índices. 

Até o momento, Travessia tem média de 23,4 pontos na Grande São Paulo. É o segundo pior início da história de uma novela das nove, melhor apenas do que o fracasso Um Lugar ao Sol (2021). Em outras capitais, como Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador, Travessia também fica mais próximos dos 20 do que dos 30 pontos.

O folhetim de Gloria Perez ficará no ar até maio do ano que vem, quando será substituída por Terra Vermelha, de Walcyr Carrasco.

Veja a primeira cena de congelamento em Travessia: 


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.