JARDIM BOTÂNICO
FOTOS: TV GLOBO e INSTITUTO DE PESQUISA DO JARDIM BOTÂNICO
José Inocêncio aos pés do jequitibá em Renascer e um dos exemplares do Jardim Botânico no Rio
A audiência e a repercussão da primeira fase de Renascer transformaram os 20 jequitibás do Jardim Botânico, na capital fluminense, em pontos de peregrinação. O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro oferece até 29 de fevereiro uma trilha que leva até as árvores --transformadas em "astros locais" após José Inocêncio (Humberto Carrão) ter cravado um facão aos pés de um exemplar da árvore na novela das nove da Globo.
O público que desembolsar R$ 23 reais pela trilha guiada --de baixa dificuldade, com duração média de uma hora e 30 minutos-- vai conhecer três espécies diferentes. Entre elas, estão os jequitibás-rosas (Cariniana legalis) que ficaram famosos graças ao "primo" no folhetim de Bruno Luperi.
Ao Notícias da TV, a assessoria de imprensa do Jardim Botânico explicou que o passeio passou a ser oferecido, em parceria com a Globo, na última quinta-feira (1º). "Tivemos bom número de visitantes", detalhou.
A trilha acontece sempre às terças e quintas, às 10h, com saída do Centro de Visitantes. Além do jequitibá-rosa, que está ameaçado de extinção pelo desmatamento e pela indústria madeireira, os trilheiros ainda passam por exemplares do jequitibá-branco (Cariniana estrellensis) e o jequitibá-açu (Cariniana ianeirensis).
Alguns dos exemplares, que podem alcançar 50 metros de altura e viver durante meio século, foram plantados por personalidades como a rainha Elisabeth da Bélgica (1876-1965) e pelo cantor norte-americano Jack Johnson.
Em Renascer, o jequitibá ocupa um dos postos de protagonista, já que ele é o responsável pelo "corpo fechado" de José Inocêncio. Enquanto o facão do fazendeiro estiver cravado em frente à árvore, ele não morrerá de "morte matada ou morte morrida".
O jequitibá que foi utilizado pela produção da versão original de Renascer, em 1993, já não existe mais. O exemplar que estava no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), ficou seriamente danificado após ter sido atingido por um raio. Ele tinha mais de 3 mil anos e aproximadamente 40 metros de altura.
O remake, então, escolheu uma espécie de jequitibá-rosa que fica no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ). A árvore tem mais de mil anos, com cerca de 40 metros de altura e seis de diâmetro.
O parque conta desde maio de 2023 com uma trilha de dificuldade técnica fácil, com duração de cerca de uma hora, até o jequitibá. Na fauna da região, há registros que vão desde onça pardas, passando por bichos-preguiças, tatus, capivaras e jaguatiricas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.