Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

GILBERTO BRAGA

Aprovada pelo público, novela da Globo desagradou a autor: 'É a pior que fiz'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gilberto Braga está com a expressão séria, usa óculos de grau e camisa azul; ao fundo há uma parede com o logo Memória Globo

Gilberto Braga (1945-2021) em depoimento ao site Memória Globo; autor elegeu sua pior novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 11/4/2023 - 6h25

Há 40 anos, Louco Amor (1983) estreava às pressas na faixa das oito da Globo. Gravada a toque de caixa, o folhetim desagradou até mesmo a Gilberto Braga (1945-2021) --autor já consagrado por tramas de sucesso como Escrava Isaura (1976) e Dancin' Days (1978). "É a pior novela que fiz, de longe", disparou o novelista.

O dramaturgo deixou clara sua decepção com a história mais de uma vez. "É horrível ter uma novela de que ninguém está gostando. A minha pior novela foi mesmo Louco Amor. O elenco estava todo errado", disse em entrevista ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo.

"Louco Amor era uma bobagem de novela. Grande sucesso popular e sem prestígio nas classes A e B, o que mais fez a minha carreira. Escrevi por honra da firma", afirmou em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia. Apesar da opinião de Braga, o folhetim conquistou o público.

As gravações do folhetim protagonizado por Bruna Lombardi e Fábio Jr. tiveram de ser apressadas quando Sol de Verão (1982) foi encurtada após a morte do ator Jardel Filho (1928-1983).

Apesar de a equipe correr contra o tempo, a novela não ficou pronta a tempo de estrear logo na sequência da antecessora. Por isso, a Globo tapou o buraco na programação com uma versão compacta de O Casarão (1976), escrita por Lauro César Muniz.

A reprise, no entanto, derrubou o ibope da faixa horária. Mesmo com os percalços, Louco Amor recuperou o público perdido e terminou com 49,5 pontos de média.

A trama mostrava os conflitos causados pelas diferenças de classe social em uma relação amorosa. Rica e herdeira do embaixador André Dumont (Mauro Mendonça), Patrícia (Bruna Lombardi) se apaixonava por Luiz Carlos (Fábio Jr.) --um rapaz pobre e filho da empregada Isolda (Nicette Bruno). Madrasta da mocinha, Renata Dumont (Tereza Rachel) fazia de tudo para separá-la do jovem humilde.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.