FORÇA DE UM DESEJO
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Gilberto Braga (1945-2021) na coletiva de Babilônia (2015); autor se sentiu rebaixado na Globo
Há exatos 23 anos, a novela Força de um Desejo (1999) chegava ao fim na Globo. O autor Gilberto Braga (1945-2021), que vinha de uma sequência bem-sucedida de novelas das sete e das oito, se incomodou quando foi escalado para voltar à faixa das 18h. "Me senti rebaixado", desabafou ele.
A emissora buscava uma história capaz de alavancar o horário e apostou em uma novela de época para isso. Braga foi convocado para a missão por causa do êxito em tramas como Helena (1975), Senhora (1975) e Escrava Isaura (1976).
"De certa forma, eu me senti rebaixado quando me escalaram para o horário das seis. Para piorar a situação, Força de um Desejo não atingiu a audiência que a emissora queria. Mesmo assim, eu assistia à novela com prazer", afirmou Braga em depoimento ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes.
"Evandro Carlos de Andrade (1931-2001) [então diretor de Jornalismo da Globo] era fã da novela. Ele não gostava de Terra Nostra (1999) e pedia para sua equipe gravar os capítulos de Força de um Desejo para assistir depois", completou o novelista.
A sinopse de Força de um Desejo havia sido escrita por Alcides Nogueira na década de 1980, mas a novela acabou não sendo produzida. Anos depois, a Globo pediu para que o responsável por Vale Tudo (1988) desenvolvesse a trama. Nogueira, então, acabou assinando a autoria do folhetim em parceira com Braga.
"A história da sinopse já é uma novela em si. Eu a escrevi, tomando como plot um livro muito pouco conhecido do Visconde de Taunay [1843-1899], A Mocidade de Trajano, e adaptei da maneira mais livre possível. Entreguei a sinopse ao Paulo Ubiratan [1947-1988]. Ele morreu, e a sinopse sumiu", relatou Nogueira ao blog Eu Prefiro Melão.
"Tempos depois, o Marcos Paulo [1951-2012] achou a própria e mandou para a Marluce Dias da Silva. Eu estava com o Silvio [de Abreu] e o Bosco Brasil em Torre de Babel [1998]. Para resumir a ópera, a sinopse foi parar nas mãos do Gilberto, que gostou bastante dela e propôs um segundo tratamento, a quatro mãos. Foi assim que nasceu a novela", explicou o autor.
Força de um Desejo era ambientada na segunda metade do século 19, no Rio de Janeiro. Na história, Inácio (Fabio Assunção) e Ester (Malu Mader) viviam um amor impossível e acabaram sendo separados pelas armações de Idalina (Nathalia Timberg), avó do rapaz.
Anos mais tarde, os dois se reencontraram de maneira surpreendente: Ester casou-se com Henrique Sobral (Reginaldo Faria), pai de Inácio, sem saber do parentesco entre eles.
"A novela foi esticada tremendamente: 227 capítulos, mas começou e terminou com amor. Não foi um sucesso, mas também nenhum fracasso retumbante; foi cansativo para o autor, Gilberto Braga, e toda a equipe que trabalhou com ele", declarou o diretor Daniel Filho no livro O Circo Eletrônico.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.