LÍNGUA DE TRAPO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Irene (Gloria Pires) em cena de Terra e Paixão; ela irritará Antônio (Tony Ramos) com burrice
Irene (Gloria Pires) apelará a uma estratégia um tanto quanto arriscada para despistar Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão. A mocinha irá atrás dos vilões para tirar satisfações sobre a presença de Vinicius (Paulo Rocha) em sua fazenda, e a megera decidirá abrir o jogo sobre a busca de Antônio (Tony Ramos) por diamantes. O ricaço quase cairá duro com a fofoca da mulher na novela das nove da Globo.
Mas Irene terá seus motivos para soltar a língua. Na cabeça dela, Aline descobriria a verdade mais cedo ou mais tarde. Ao contar de uma vez, os vilões podem controlar a narrativa e convencê-la de que não existe diamante algum na fazenda dela. Se a protagonista descobrisse sozinha, ficaria encucada e faria questão de contratar outros profissionais e escavar as terras.
Só que o tiro sairá pela culatra. A protagonista não acreditará em Irene e decidirá ir atrás dos diamantes por si só. Antônio, por sua vez, terá medo de que a professora ache de fato as pedras preciosos. Furioso, o crápula despejará grosserias em Irene, e a ex-prostituta vai se virar nos 30 para consertar a bagunça que terá criado.
Não será fácil, considerando o quanto Aline estará desconfiada. Ela já estará farta da presença do geólogo em suas terras, tanto que aparecerá na fazenda de Antônio justamente para discutir sobre isso. "Eu vim aqui saber o que esse sujeito faz nas minhas terras! Eu já tinha proibido que botasse os pés lá, mas hoje o peguei ele em flagrante! Afinal, o que é que estão procurando nas minhas terras? Exijo uma resposta!", gritará ela.
O todo-poderoso tentará diminui-la e bradará que não deve satisfações, mas Irene aparecerá no recinto com a verdade na ponta da língua. "Chega, Antônio! Por que não diz logo para essa mulher o que é que está procurando nas terras dela?", soltará ela.
O pai de Caio (Cauã Reymond) não entenderá nada. Ele tentará repreender a mulher, mas ela soltará a bomba antes que ele consiga pará-la. "Antônio! Por que não diz logo pra Aline que você está fuçando aquelas terras atrás de... Diamantes?", admitirá ela.
A mocinha reagirá com surpresa. "Diamantes? É isso? Doutor Antônio mandou esse geólogo procurar diamantes na minha terra sem me avisar?", resmungará a moça. Antônio tentará fingir ser uma loucura de Irene, mas a ex-prostituta seguirá despejando tudo o que tem direito. "Eu insisto, Antônio, conte que o Vinícius, aqui, veio pesquisar as suas terras e as dela também... mas o resultado deu negativo. Não deu, Vinícius?", perguntará.
O geólogo se comprometerá a enviar sua análise técnica para Aline, com o aval de Irene. Antônio ficará vermelho de tanta raiva. A protagonista, por sua vez, só ficará confusa.
"Eu não sei em quem acreditar. O certo é contratar alguém da minha confiança pra fazer uma análise. E aí vou entender o que aconteceu. Mas não permito que esse geólogo, ou qualquer outro a mando de vocês, analise minha propriedade, nem no rio, nem pelo ar. Aquela terra tem dona. Eu!", afirmará.
Assim que a personagem de Barbara Reis virar as costas, o vilão avançará na mãe de Daniel (Johnny Massaro). "Você tem que assumir que enlouqueceu, Irene!", esbravejará ele. "Eu sei muito bem o que eu fiz!", devolverá a megera.
"Por que é que foi falar dos diamantes para a viúva? A culpa é minha, eu não devia ter falado nada para você sobre os diamantes. Irene, você só faz besteira", exclamará o crápula. Irene perderá a cabeça:
Não admito que diga isso de mim! Posso explicar? A Aline ia acabar descobrindo tudo mais cedo ou mais tarde. Será que você não vê isso? Pensa bem, que ideia absurda de colocar drones sobre a propriedade dela... Ficou evidente o que você fazia! E agora a única solução é convencer a Aline de que não existem diamantes naquelas terras.
Ele não comprará os argumentos dela: "Essa viúva não é boba! Ela não acreditou nisso... Ao contrário, ficou bem desconfiada, e vai contratar alguém para fazer uma investigação", discursará o bandidão.
"É só fazer ela contratar alguém que ela pense que é de confiança, mas que a gente possa comprar pra dar outro laudo falso. Aí vai confirmar pra Aline que não tem a menor possibilidade de encontrar diamantes lá...", planejará a megera.
O personagem de Tony Ramos ainda dirá que a mulher só está complicando a situação, que fez uma "grande burrada", mas ela não dará ouvidos. Sem saída, a vilã seguirá justamente a própria proposta. Enquanto lida com a rejeição do marido, ela dará um jeito de recorrer a Tadeu (Claudio Gabriel) e lhe fazer um pedido:
Eu fiquei sabendo que, amanhã mesmo, a Aline deve pedir a indicação de um geólogo... Para fazer uma análise nas terras dessa viúva infeliz. Você tem que indicar esse geólogo quando ela vier falar com você, Tadeu. Mas indique um profissional que aceite um... Um bônus... Pra dar um laudo falso.
O diretor da cooperativa acatará o pedido, para a sorte de Irene. Mas nem isso aplacará os ânimos de Antônio. Ele passará dias a rejeitando, a ponto de sair de casa só para não olhar para a cara da mulher.
Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até janeiro do ano que vem, quando deve ser substituída pelo remake de Renascer (1993).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.