Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RAFAELA SAMPAIO

Aos 17 anos, atriz recorre a médicos e dublês para ter overdose em Topíssima

Reprodução/Record

Rafaela Sampaio na cena de Topíssima em que Gabriela tem uma overdose durante festa da faculdade - Reprodução/Record

Rafaela Sampaio na cena de Topíssima em que Gabriela tem uma overdose durante festa da faculdade

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 26/5/2019 - 5h45

Além dos encontros e desencontros dos protagonistas Sophia (Camila Rodrigues) e Antonio (Felipe Cunha), a primeira semana da novela Topíssima chamou a atenção por uma sequência em que a irmã do protagonista, Gabriela, teve uma overdose durante uma festa da faculdade. Rafaela Sampaio, que vive a personagem, tem apenas 17 anos e precisou de ajuda da equipe médica e de dublês para fazer seu colapso ficar o mais realista possível.

"O diretor da novela, Rudi Lagemann, me deu várias referências [de cenas parecidas para assistir], e um médico me explicou tudo sobre convulsões. No dia de gravar, a equipe de dublês também me ensinou a cair no chão sem me machucar e a equipe de enfermagem me deu todo o apoio", conta a atriz ao Notícias da TV.

Na sequência, a jovem Gabriela, tímida e humilde, foi para sua primeira balada, uma festa à fantasia que também servia de recepção para os calouros da universidade onde parte da história se passa. Sem amigos, aceitou uma bebida de Edison (Bruno Guedes) e não imaginou que ele tinha jogado uma droga em pó no copo. Ela ficou tonta, passou mal, convulsionou e caiu no chão --chegou até a espumar pela boca.

A atriz considera a cena da overdose um dos grandes desafios de sua carreira. Principalmente porque fez a sequência logo na primeira semana de gravação e porque, como tem apenas 17 anos, nunca pisou em uma faculdade real. Rafaela tenta levar um pouco da própria inexperiência para a personagem, que é um peixe fora d'água no ambiente universitário de festas e diversão.

"Eu e a Gabriela temos muitas coisas em comum, o que me ajuda muito [na hora de compor a personagem]. Mas tem um lado dela que é novidade para mim, o fato de morar numa comunidade [no morro do Vidigal], de a família dela ter um restaurante. Eu entrei na novela sem entender nada de cozinha, fiz até workshop de comida", lista.

A atriz Rafaela Sampaio sem o visual contido da Gabriela de Topíssima (Divulgação/Fernando Julião)

Primeira novela completa

Topíssima também tem um sabor especial para a atriz porque será a primeira novela que ela fará do início ao fim. Antes, ela tinha no currículo apenas participações como as versões jovens de personagens importantes.

Em Além do Horizonte (2013), por exemplo, ela fez Lili (que depois foi vivida por Juliana Paiva); e em Apocalipse (2017), deu vida à jovem Estela, interpretada por Lisandra Souto na fase adulta.

"O ritmo das gravações está bem intenso, é completamente diferente das outras novelas que fiz. Ainda bem que eu estava adiantada no colégio e terminei o ensino médio no ano passado, porque acho que não conseguiria conciliar [estudo e trabalho]", conta ela, que precisou trancar o curso profissionalizante de Teatro durante as gravações.

O papel de Gabriela foi parar em suas mãos por um acaso do destino: inicialmente, a personagem seria vivida por Maitê Padilha, estrela da série infantil Gaby Estrella (2013-2015).

No entanto, a novela acabou engavetada e só voltou aos planos da Record um ano depois. Nesse período, Maitê saiu do projeto e deixou sua vaga aberta para novas atrizes. Rafaela fez o teste (coincidentemente, ao lado de Marcelo Rodrigues Filho, que interpreta Rafael, par romântico da moradora do Vidigal).

E, apesar de a novela de Cristianne Fridman ainda estar no começo, Rafaela já faz planos para o futuro da carreira. "Desejo muito fazer uma vilã. Na verdade, quero papéis bem variados, mas uma vilã é um sonho que tenho desde sempre."

Resumos Semanais

Resumo da novela Topíssima: Capítulo de 6 de dezembro

Sexta, 6/12 (Capítulo 144)
Inês curte a fama de herói de Edevaldo. Os estudantes organizam um casamento coletivo e convidam Dagoberto para padrinho. Paulo Roberto tenta subornar o diretor do presídio, mas é humilhado. Pedro ameaça os outros presos. Com ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.