Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA

Lady Francisco morre aos 84 anos por falência múltipla dos órgãos

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Lady Francisco morreu neste sábado (25) no Rio de Janeiro; ela estava internada desde o final de abril - DIVULGAÇÃO/GLOBO

Lady Francisco morreu neste sábado (25) no Rio de Janeiro; ela estava internada desde o final de abril

REDAÇÃO

Publicado em 25/5/2019 - 15h49
Atualizado em 25/5/2019 - 21h34

Famosa na TV, no teatro e no cinema, a atriz Lady Francisco morreu na tarde deste sábado (25) aos 84 anos de idade. Ela estava internada desde o dia 5 de maio após sofrer uma queda enquanto passeava com seus cachorros e fraturou o fêmur. No hospital, seu quadro só agravou e ela começou a apresentar reações negativas ao processo pós-operatório. Sua morte se deu por falência múltipla dos órgãos.

"O Hospital Unimed-Rio informa, com pesar, o falecimento de Leyde Cauquer Francisco, às 13h10 deste sábado, por falência de múltiplos órgãos, decorrente de isquemia enteromesentérica (transtorno vascular agudo dos intestinos). Leyde Francisco estava internada no Hospital Unimed-Rio desde 28 de abril", disse o hospital em nota.

Lady Francisco era o nome artístico de Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon. Natural de Belo Horizonte, ela iniciou sua carreira artística em sua cidade, mas se mudou para o Rio de Janeiro em 1972 para conquistar melhores oportunidades.

Sua estreia em rede nacional se deu na novela Jerônimo, o Herói do Sertão (1972), na TV Tupi. Três anos depois conquistou seu primeiro trabalho na Globo.

Atuou em diversas novelas que entraram para a história da TV brasileira, como Pecado Capital (1975), Escrava Isaura (1976), Barriga de Aluguel (1990), Explode Coração (1995), entre outras.

Atualmente, ela está no ar em Por Amor, exibida no Vale a Pena Ver de Novo, na pele de Madame Consuelo. Seu último trabalho foi em Malhação: Vidas Brasileiras, quando interpretou Lorraine.

No cinema, fez sucesso na era das pornochanchadas. Só no ano de 1975 atuou em cinco filmes do gênero, sempre mantendo em paralelo seu trabalho na TV.

Lady Francisco nunca se casou. Quando ainda morava em Belo Horizonte, teve um sério relacionamento com um engenheiro, mas no dia em subiria ao altar ela descobriu que seu companheiro já era casado e tinha uma família. Mesmo assim, eles seguiram juntos por alguns anos e tiveram dois filhos, Oscar Victor e Andrea.

Eles se separaram quando ela se mudou para o Rio de Janeiro, quando tinha 27 anos. Chegou a ter um relacionamento sério com o dramaturgo Dias Gomes depois da morte de Janete Clair, com quem ele foi casado. Sua grande paixão, revelada em diversas entrevistas, eram os animais, que ela defendia com unhas e dentes.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.