PROTAGONISTA GUERREIRA
FABIO ROCHA/TV GLOBO
Andrea Beltrão volta à TV a partir de segunda (15) como a batalhadora Zefa de No Rancho Fundo
Andrea Beltrão, que roubou a cena em Um Lugar ao Sol (2021) como a ex-modelo Rebeca, volta ao ar em No Rancho Fundo totalmente diferente na pele de Zefa Leonel. A personagem é a mãe da mocinha, Quinota (Larissa Bocchino), mas tudo indica que o protagonismo da nova novela da Globo ficará mesmo com o casal interpretado pela atriz de 60 anos e Alexandre Nero, que faz Tico Leonel.
"O que me chama a atenção, o que me encanta representando a Zefa, é que ela é uma mulher simples, mãe de família, que trabalha, que tem quatro, cinco jornadas, que cuida dos filhos, do marido. Tem uma simplicidade na vida que, para mim, é o que tem de mais sofisticado dentro da dramaturgia", diz Andrea.
Ela explica que o mais simples não é tão fácil de alcançar como a maioria das pessoas pode imaginar, porque geralmente vão se construindo na ficção personagens complexos, sem saber direito como e por que isso acontece.
"Acho que todas as personagens que o Mario [Teixeira, autor] escreveu são fabulosas. Todas têm muita vida e histórias para contar. E acho que a Zefa se insere nesse lugar. É uma mulher incrível. Aliás, todos nós conhecemos Zefas por aí, né? São muitas, então é uma honra poder dar voz e dar corpo a uma personagem dessa envergadura", comenta a intérprete.
Ela diz que o que realmente mais a encanta no folhetim que vai substituir o remake de Elas por Elas a partir desta segunda (15) é o texto do Mario Teixeira e a direção artística de Allan Fiterman.
"Eu acho que um trabalho, como esse tão grande, onde envolve tantas pessoas, sei lá, cento e tantas pessoas, todas contribuem para contar uma mesma história, cada um com o seu universo particular, alimentando e fazendo provocações ao longo do trabalho. Então, eu acho que isso é a parte mais importante", completa Andrea.
O autor concorda com a atriz no ponto em que todos os envolvidos no projeto constroem a história juntos. "Cada diretor conta essa história de sua maneira, e cada ator também, porque numa novela os atores são parte integrantes do processo criativo, do processo narrativo. Eles têm uma posição pessoal que eles conseguem transmitir para a tela, apesar de se despir dos personagens, para recomeçar do zero sempre", acrescenta o novelista.
Zefa Leonel é inteligente, racional e fatalista. Ela sofreu por passar muitas necessidades na vida, o que a transformou em uma pessoa cautelosa. Mãezona, ela é o cérebro da família. Tico, seu marido, morre de medo dela.
Eles vivem no rancho onde tem uma gruta, e reza a lenda que os recursos por lá já se esgotaram tamanha a exploração irregular feita no passado. Zefa Leonel passa a vida garimpando a caverna, resiliente, mesmo com todos falando que não tem mais riquezas para serem encontradas por lá.
Logo no começo da saga, Zefa encontra uma turmalina paraíba que muda a vida de sua família, mas também desperta a cobiça e a maldade de muita gente. O principal inimigo é o avarento Ariosto (Eduardo Moscovis).
O lema de Zefa e Tico é "onde come um, comem dois!". Foi assim que a família deles cresceu e chegou a dez pessoas. Além dos filhos Quinota, Zé Beltino (Igor Fortunato) e Juquinha (Tomás de França), mora com eles tia Salete (Mariana Lima), a irmã de Zefa.
Eles abrigam também filhos do coração: os agregados Benvinda (Dandara Queiroz), Margaridinha (Heloísa Honein), Nastácio (Guthierry Sotero) e Aldenor (Igor Jansen).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11
Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.