Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROTAGONISTA GUERREIRA

Andrea Beltrão rouba a cena com simplicidade de Zefa em No Rancho Fundo

FABIO ROCHA/TV GLOBO

Andrea Beltrão está caracterizada como a sertaneja Zefa da novela No Rancho Fundo, da Globo

Andrea Beltrão volta à TV a partir de segunda (15) como a batalhadora Zefa de No Rancho Fundo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 13/4/2024 - 14h00

Andrea Beltrão, que roubou a cena em Um Lugar ao Sol (2021) como a ex-modelo Rebeca, volta ao ar em No Rancho Fundo totalmente diferente na pele de Zefa Leonel. A personagem é a mãe da mocinha, Quinota (Larissa Bocchino), mas tudo indica que o protagonismo da nova novela da Globo ficará mesmo com o casal interpretado pela atriz de 60 anos e Alexandre Nero, que faz Tico Leonel. 

"O que me chama a atenção, o que me encanta representando a Zefa, é que ela é uma mulher simples, mãe de família, que trabalha, que tem quatro, cinco jornadas, que cuida dos filhos, do marido. Tem uma simplicidade na vida que, para mim, é o que tem de mais sofisticado dentro da dramaturgia", diz Andrea.

Ela explica que o mais simples não é tão fácil de alcançar como a maioria das pessoas pode imaginar, porque geralmente vão se construindo na ficção personagens complexos, sem saber direito como e por que isso acontece.

"Acho que todas as personagens que o Mario [Teixeira, autor] escreveu são fabulosas. Todas têm muita vida e histórias para contar. E acho que a Zefa se insere nesse lugar. É uma mulher incrível. Aliás, todos nós conhecemos Zefas por aí, né? São muitas, então é uma honra poder dar voz e dar corpo a uma personagem dessa envergadura", comenta a intérprete.

Ela diz que o que realmente mais a encanta no folhetim que vai substituir o remake de Elas por Elas a partir desta segunda (15) é o texto do Mario Teixeira e a direção artística de Allan Fiterman.

"Eu acho que um trabalho, como esse tão grande, onde envolve tantas pessoas, sei lá, cento e tantas pessoas, todas contribuem para contar uma mesma história, cada um com o seu universo particular, alimentando e fazendo provocações ao longo do trabalho. Então, eu acho que isso é a parte mais importante", completa Andrea.

O autor concorda com a atriz no ponto em que todos os envolvidos no projeto constroem a história juntos. "Cada diretor conta essa história de sua maneira, e cada ator também, porque numa novela os atores são parte integrantes do processo criativo, do processo narrativo. Eles têm uma posição pessoal que eles conseguem transmitir para a tela, apesar de se despir dos personagens, para recomeçar do zero sempre", acrescenta o novelista.

Quem é Zefa Leonel?

Zefa Leonel é inteligente, racional e fatalista. Ela sofreu por passar muitas necessidades na vida, o que a transformou em uma pessoa cautelosa. Mãezona, ela é o cérebro da família. Tico, seu marido, morre de medo dela.

Eles vivem no rancho onde tem uma gruta, e reza a lenda que os recursos por lá já se esgotaram tamanha a exploração irregular feita no passado. Zefa Leonel passa a vida garimpando a caverna, resiliente, mesmo com todos falando que não tem mais riquezas para serem encontradas por lá.

Logo no começo da saga, Zefa encontra uma turmalina paraíba que muda a vida de sua família, mas também desperta a cobiça e a maldade de muita gente. O principal inimigo é o avarento Ariosto (Eduardo Moscovis).

O lema de Zefa e Tico é "onde come um, comem dois!". Foi assim que a família deles cresceu e chegou a dez pessoas. Além dos filhos Quinota, Zé Beltino (Igor Fortunato) e Juquinha (Tomás de França), mora com eles tia Salete (Mariana Lima), a irmã de Zefa.

Eles abrigam também filhos do coração: os agregados Benvinda (Dandara Queiroz), Margaridinha (Heloísa Honein), Nastácio (Guthierry Sotero) e Aldenor (Igor Jansen).


Resumos Semanais

No Rancho Fundo: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 20/5 a 1º/6

Segunda, 20/5 (Capítulo 31)
Artur questiona sua origem, e Dona Manuela e Ariosto desconversam. Deodora vê Zefa Leonel ir atrás de Juquinha, e manda Vespertino descobrir de quem se trata. Quinota confronta Corina e exige que a lojista se desculpe ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.