VITÓRIA RODRIGUES
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Vitória Rodrigues, a Blanchete de No Rancho Fundo; ela faz performance no Cabaret Voltagem
Vitória Rodrigues terá seu primeiro papel fixo numa novela em No Rancho Fundo, trama que já causou um certo burburinho antes mesmo de estrear. Internautas acusaram a nova novela das seis da Globo, que estreia nesta segunda (15), de reproduzir estereótipos em relação aos nordestinos.
O debate se deu após o vazamento de uma foto da família protagonista, cuja caracterização incomodou o público. Usuários do X (antigo Twitter) argumentaram que as vestes sujas e a aparência sofrida dos protagonistas reforçavam a ideia de que os estados do Nordeste do país só se resumem a isso.
Mas Vitória, natural de Igaci, em Alagoas, tem uma visão bem diferente dessa. Ela admite que o debate é "legítimo", mas reitera que a equipe tem "cuidado" e "zelo" para que a trama não caía nesse lugar.
"Na nossa história, temos uma família simples do interior que trabalha com a lavoura e com o garimpo, realidade de muitas pessoas. E não se pode esquecer que a novela é uma fábula, cheia de personagens desse imaginário popular, personagens diversos interpretados por um elenco de mais de 50% de atores e atrizes vindos de vários estados do Nordeste, coisa que quase não acontecia na teledramaturgia e que, graças a Deus, está mudando", afirma ela, em entrevista ao Notícias da TV.
Nós estamos ocupando os espaços e aos poucos contando nossas histórias. Fico pensando até que ponto essas críticas colaboram de fato com nossa representatividade e na valorização de nossos trabalhos. Não faz sentido criticar uma obra sem conhecê-la ainda e sem minimamente ter lido sobre ela, e, lendo, daria pra entender um pouquinho do universo daquela família e perceber que a foto retrata aquela realidade.
A artista tem conhecimento de causa. Além de ter crescido em Alagoas, estudou e trabalhou com a cultura nordestina em sua estreia na TV. Vitória apresentava o Cordel de Gente (2022), programa do GNT que retratava a história de nordestinos importantes do país. Ela produziu 30 cordéis em apenas 15 dias --uma correria louca desde que recebeu o convite da emissora. "Foi o maior desafio da minha vida", confessa.
Ela alcançou o posto depois de ter feito um quadro no Saia Justa, também do GNT. A produção do programa a descobriu por meio das redes sociais, em que fazia vídeos virais lendo poesias que criava. O sucesso foi tanto que celebridades como Margareth Menezes, Lázaro Ramos, Taís Araujo e Ingrid Guimarães compartilharam os vídeos.
Agora, depois de toda essa trajetória, a atriz consegue se reconhecer com os personagens do folhetim. "A novela fala desse Brasil de dentro pra fora, que tá lá no interior vivendo, resistindo, amando e se divertindo. [...] Referência não me faltou para embarcar nessa viagem e contar essa história com propriedade", arremata ela.
E olha que a artista pensava que atuar numa novela era "impossível". Além de morar longe dos grandes polos urbanos do país, Vitória tem origens simples. O pai era agricultor e gari; a mãe, costureira. "Precisei me virar nos trinta e ter muita teimosia e fé para não desistir", diz. Ela se formou em Educação Física para conseguir bancar a mudança para o Rio de Janeiro, onde começou seus projetos com a Globo.
Agora, ela não pretende voltar para Alagoas tão cedo. Apesar de amar o estado de origem, construiu uma vida no Rio e quer manter os laços afetivos na cidade. "O que me resta é me acostumam com essa ponte aérea e seguir firme na minha caminhada", brinca ela.
Na nova novela, Vitória será Blanchete, uma das meninas que trabalham no cabaré Voltagem --local fundado por Deodora (Debora Bloch) e Vespertino (Thardelly Lima), ambos oriundos de Mar do Sertão (2022). Divertida e esperta, a moça finge ser francesa para os clientes do cabaré, embora seu sotaque seja inconfundível.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Vitória com Túlio Starling e José Loreto em lançamento
Ali dentro, Blanchete faz de tudo: canta, dança, toca vários instrumentos. Tudo ao lado de Lola (Natascha Falcão), sua fiel escudeira. No Rancho Fundo também é o primeiro papel de Natascha, que já foi até revelação do Grammy Latino no ano passado."Esse núcleo do cabaré vai aprontar muito nessa novela", adianta Vitória, fazendo mistério.
O grupo é o lado cômico da novela, para a alegria de Vitória, que trabalhava com o gênero ainda quando fazia teatro em Alagoas. Seu único trabalho anterior em novelas também seguiu essa linha. A atriz fez uma breve participação em Vai na Fé (2023), na pele da manicure Titi, uma das muitas mulheres que caíram na lábia de Lui Lorenzo (José Loreto).
Além das peças, dos programas e da novela, a alagoana também é cantora. Um de seus projetos --a música e o videoclipe Muito Prazer, Eu Sou Mulher--, inclusive, contou com o apoio financeiro de Taís Araujo. A atriz se tornou uma amiga para Vitória desde então. "Ela é uma pessoa muito generosa. Quando contei pra ela da novela ela, ficou muito feliz e me parabenizou. A vida e a carreira não permitem que a gente troque tantas figurinhas quanto eu gostaria, mas a gente mantém o contato e o carinho uma pela outra", conta.
As exigências de No Rancho Fundo --com gravações entre segunda e sábado, fora os momentos em que é preciso estudar a personagem e decorar as falas-- impedem que a artista dê foco para a carreira musical. "Ainda componho, e quero lançar meu EP de músicas autorais em breve, mas no momento estou totalmente dedicada à novela", diz.
Ela, no entanto, afirma que canta sempre que aparece a oportunidade. Também estuda fazer um show no São João. Mas, agora, sua prioridade mesmo é a novela --para a qual está com altas expectativas.
"Quero muito mostrar a Blanchete pro mundo. Ela é linda, divertida, talentosa e está doidinha pra aprontar. Tenho certeza de que é um momento lindo da minha carreira, mas não consigo ainda entender a dimensão. Espero sempre que seja a melhor possível."
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11
Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.