Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OPERAÇÃO CUECA 2

A estratégia de Família É Tudo que já levantou o Ibope da Globo outras vezes

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Gabriel Godoy, sem camisa, como Chicão em cena de Família É Tudo

Chicão (Gabriel Godoy) em Família É Tudo; ator virou galã do momento e ajudou a alavancar trama

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/9/2024 - 14h00

Uma das estratégias que ajudou a levantar a audiência de Família É Tudo mostra como o autor Daniel Ortiz está afinado com o horário. Chicão (Gabriel Godoy) e Ernesto (João Baldasserini) não deram adeus aos seus figurinos à toa na novela da sete da Globo. Eles fazem parte de uma tradição de descamisados que começou lá atrás, mais precisamente no final da década de 1980.

Carlos Lombardi talvez seja o mais lembrado por abusar do recurso de deixar os seus personagens masculinos nus e com a mão no bolso. O ator Marcos Pasquim enfrentou bravamente o ar-condicionado dos Estúdios Globo, no Rio, de peito aberto diversas vezes --como Uga Uga (2000), Kubanacan (2003) e Pé na Jaca (2006).

Silvio de Abreu, porém, já explorava o corpo masculino com o Apolo de Sassaricando (1987). Graças às regatas do personagem que pouco cobriam o corpo, Alexandre Frota se firmou como galã e virou símbolo sexual.

Um dos principais desafios de Ortiz é atualizar essa estratégia, que já foi explorada à exaustão nas últimas décadas pela Globo. Ele, por exemplo, evita cenas mais gratuitas e que poderiam fazer com que o público --cada vez mais conservador na TV aberta-- torcesse o nariz para sua história.

O escritor acerta ao dar um porquê para Chicão frequentemente dar adeus às suas camisetas, já que o irmão de Guto (Daniel Rangel) viu sua vida mudar ao virar modelo de cuecas. Essa lógica interna faz, sim, diferença no fim das contas.

O recurso ajudou não só a novela a ser mais repercutida nas redes sociais como também trouxe bônus para Godoy. Em entrevista anterior ao Notícias da TV, o ator contou que está gostando de sua fase como "galã do momento".

É importante ressaltar que, hoje, só deixar um galã sem camisa não segura mais a audiência. Fuzuê (2023) explorou bastante o lado mais sensual de Michel Joelsas, Nicolas Prattes e Micael Borges, mas acabou soando gratuita ---especialmente com uma trama que se mostrou sem pé nem cabeça.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Família É Tudo.

Família É Tudo é escrita por Daniel Ortiz e dirigida por Fred Mayrink. O folhetim deve ser substituído por Volta por Cima, de Claudia Souto --a mesma autora de Pega Pega (2017) e Cara e Coragem (2022).  


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Família É Tudo e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Família É Tudo: Capítulos da semana da novela da Globo - 2 a 14/9

Segunda, 2/9 (Capítulo 155)
Ramón se surpreende com o conteúdo da conversa de Vênus. Wilson tenta consolar Laurinha. Mila repreende Guto por atrapalhar a noite de Júpiter e Lupita. Tom e Vênus estranham a reação agressiva de Ramón ao falar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.