Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Império

Viviane Araújo vai dançar com salto em novela; atividade tem riscos

Agnews

Viviane Araújo está fazendo aulas de Stiletto Dance por causa da novela Império, substituta de Em Família - Agnews

Viviane Araújo está fazendo aulas de Stiletto Dance por causa da novela Império, substituta de Em Família

AVA FREITAS

Publicado em 27/5/2014 - 22h35
Atualizado em 28/5/2014 - 11h47

RESUMO: Viviane Araújo está fazendo aulas de Stiletto Dance por causa de seu papel na novela Império. A modalidade consiste em dançar equilibrando-se em sapatos de salto de até dez centímetros ao som de música pop e funk, entre outros ritmos. Para o ortopedista Paulo Brasil, prática pode levar a problemas de saúde em função da sobrecarga em cima da ponta do pé

Parte da preparação de Viviane Araújo para o papel da manicure Naná em Império, próxima novela da Globo na faixa das 21h, inclui aulas de Stiletto Dance, modalidade na qual os dançarinos fazem coreografias usando saltos altos. Apesar do apelo glamuroso, a prática implica sérios riscos para a saúde.

A Stiletto nasceu nos Estados Unidos e ganhou força no Brasil graças a divas da música pop como Beyoncé, que aparece em seus clipes equilibrando-se em saltos altíssimos e finos.

Na academia Vertical Fit, em São Paulo, que oferece a Stiletto, a aula dura uma hora. Ela começa com um aquecimento sem salto. Já com o acessório nos pés, as alunas aprendem técnicas de caminhada para só depois saracotearem ao som de músicas da já citada Beyoncé e da funkeira Anitta, entre outras.

As aprendizes começam a praticar a dança com saltos pequenos, de três centímetros. À medida que ganham confiança, passam para os maiores, chegando a dançar com saltos de sete a dez centímetros. Atividade aeróbica por excelência, a aula promete queimar cerca de 400 calorias (valor que varia de acordo com as características físicas da praticante e da intensidade do treino).

No entanto, o médico ortopedista Paulo Brasil, especialista em pé e tornozelo do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro, afirma que a dança potencializa os já conhecidos males do salto alto.


Colegas em Império, Aílton Graça e Vivi fazem aula de Stiletto com o professor Junior Portes

“Os saltos de até três centímetros são considerados benéficos para o corpo. Mais do que isso, começa a fazer mal”, diz o ortopedista.

De acordo com Brasil, a sobrecarga nas pontas dos pés pode causar dor, inflamação da planta do pé e sesamoidite (processo inflamatório de dois ossos que ficam embaixo do dedão). No ano passado, a apresentadora Xuxa foi diagnosticada com o problema. A má postura gerada pelo salto alto pode ainda levar a contratura muscular e essa, por sua vez, a dores na coluna.

Soma-se a isso o risco de fraturas e torções, já que o salto alto tende a deixar o pé instável. Outro ponto levantado pelo ortopedista é que o uso desse tipo de calçado sobrecarrega a panturrilha, músculo responsável por impulsionar o sangue do pé até o coração. Com o retorno venoso prejudicado, a circulação sanguínea fica deficitária e as pernas incham.

Brasil alerta que mesmo Vivi atuando como rainha de bateria de escola de samba e malhando com regularidade, seu corpo não está livre das consequências dos efeitos da dança sobre saltos altos.

Engana-se quem pensa que o formato do salto pode aliviar os efeitos negativos da prática (na Stiletto Dance, pode-se dançar com qualquer tipo). Segundo o ortopedista, a questão não é se o sapato tem salto fino, grosso ou plataforma e, sim, a altura.

Brasil declara que as pessoas vítimas frequentes de torções no tornozelo e aquelas com sabidos problemas circulatórios nem devem se aventurar na modalidade.

LEIA TAMBÉM:

Caio Castro será bandido temido em novela da Globo em 2015

Magreza excessiva de Adriane Galisteu deixa amigos preocupados

Após desmaio, Luciana Gimenez revela que já entrou no ar tonta

Atores de O Rebu, Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira iniciam namoro

Hidratar cabelo com água de coco é truque de Isabelle; conheça outros

Ruiva de salão como Gina precisa investir em manutenção poderosa


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.