Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Meu Pedacinho de Chão

Ruiva de salão como Gina precisa investir em manutenção poderosa

Raphael Dias/TV Globo

A atriz Paula Barbosa, que estava com os cabelos loiros, agora exibe cabeleira ruiva na novela - Raphael Dias/TV Globo

A atriz Paula Barbosa, que estava com os cabelos loiros, agora exibe cabeleira ruiva na novela

AVA FREITAS

Publicado em 22/5/2014 - 17h47
Atualizado em 24/5/2014 - 7h40

RESUMO: Gina (Paula Barbosa) deixou o visual com cabeleira loira e desgrenhada de lado na novela Meu Pedacinho de Chão. A transformação da moça teve como pontos centrais a adoção de um novo tom para os cabelos _um ruivo abóbora_ e uma maquiagem colorida. Animada para copiar o visual da personagem? Veja como é importante cuidar dos fios com os produtos certos

Antes dona de uma cabeleira loiro amarelada e desgrenhada, e um jeitão masculino, Gina, personagem de Paula Barbosa em Meu Pedacinho de Chão (Globo), transformou-se em um mulherão. Uma nova cor nos fios e uma maquiagem colorida foram os responsáveis pela reviravolta visual da moça.

Para conquistar um tom ruivo "abóbora", como descreveu Rubens Libório, caracterizador da novela das 18h, Paula passou por uma coloração. "Usamos o 8.34 da Keune", explica o profissional. Ele ainda afirma que o visual de Gina sofrerá mais transformações, mas é econômico ao comentar. "Haverá mudanças interessantes, mas ainda é cedo para falar."

O tom está na família dos "ruivos rosés", que estão em alta neste outono/inverno, segundo o colorista Jotha Cunha, do Studio W do Shopping JK, em São Paulo. "A tendência vem dos desfiles internacionais de moda, em que estavam em evidência as cores metalizadas", afirma o expert.

Jhota faz um alerta para quem se animar a entrar na onda desse tipo de ruivo: nem todos os tons de pele casam bem com ele. "O vermelho alaranjado fica melhor para mulher de pele branca a rosada", fala o cabeleireiro.

Apesar da restrição, o profissional afirma que é possível encontrar um vermelho para chamar de seu. "As morenas de pele mais dourada podem investir em ruivos puxados para o vermelho."

Uma vez feita a coloroção, para mantê-la, a mulher terá de visitar o salão de beleza a cada 15 ou 30 dias para aplicar um tonalizante nos fios. "O processo devolve o pigmento, mas é menos agressivo do que tintura", diz Jhota. Depois de um tempo que varia de acordo com cada cabelo, o processo terá de ser revezado com coloração mesmo.


Antes da transformação, o cabelo de Gina (Paula Barbosa) estava em um tom loiro amarelado

Tratamento

Independentemente do tom adotado, para que o cabelo não desbote, manutenção é a palavra de ordem. Nos salões, a novidade mais quente em termos de tratamento é a linha Cristalceutic da L'oréal Professionnel. "Os produtos prometem seis semanas sem esgotamento da cor. Eles agem para fixar a pigmento e hidratar os fios", explica Jotha.

Em casa, as ruivas de salão têm de usar o trio xampu, condicionador e máscara específico para cabelos com coloração. L'oréal, Redken e Kérastase possuem produtos do gênero. Outro item que não pode faltar para a preservação da cor é um bom leave-in. "Só de secar o cabelo com secador, a cor pode desbotar", fala Jhota.

Ao pegar praia ou piscina, a nova ruiva tem de levar em sua nécessaire um produto para proteger os fios da ação do sal, do cloro e do sol. O cabeleireiro indica o finalizador da linha Acqua Seal da Kérastase.

Agora, se o cabelo tem algum tipo de progressiva, Jotha desaconselha qualquer tentativa de tingir os fios com os tons da família dos ruivos. "A progressiva age como se impermeabilizasse os fios. Se a gente tinge depois da progressiva, o pigmento não pega. Se a gente faz a progressiva depois da coloração, o cabelo desbota. Costumo dizer que a mulher tem de escolher entre ser ruiva ou lisa."

De acordo com Jhota, cabelos muito sensibilizados também devem ficar longe dos nuances de ruivo. "Também não recomendo para aquelas que fizeram alisamentos com produtos com hidróxidos na composição", fala o profissional.

Make

A transformação do cabelo de Paula Barbosa na novela veio acompanhada de um make colorido. A personagem que, aparentemente não usava nada no rosto, passou a exibir sombras coloridas (uma das combinações apresentadas foi azul com prata), blush em tom de pessêgo e batom vermelho puxado para o laranja.

Na verdade, mesmo em sua fase masculinizada, Gina recebia um make neutro. "Era feita uma correção da pele, apenas com corretivo e base da RCMA, uma marca de maquiagem para cinema. Com essa cobertura, parece que a pessoa não está maquiada, mas a pele fica preparada, sem imperfeições", comenta Rubens Libório.

Até pelo clima da novela, a maquiagem de Gina é um tanto teatral, mas é a chave para que seu rosto ganhe destaque com a moldura de fios ruivos, por isso é importante que as "ruivas rosés" invistam um pouco de tempo para passar, pelo menos, um blush para dar um ar de saúde, máscara de cílios e um batonzinho.

LEIA TAMBÉM: 

No ano da Copa, Neymar desbanca Gianecchini no intervalo comercial

Patricia Abravanel será dona do SBT em 2060, prevê Silvio Santos

TV argentina paga supercachê para ter elenco de Avenida Brasil

Cadeira artesanal lidera consultas de telespectadores da Globo

Famosas põem fogo nos cabelos para torná-los mais saudáveis

Meias-calças como as de Isabelle Drummond criam looks poderosos


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.