Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Boa forma

Pela saúde, Isis Valverde corta glúten e ganha corpo sarado

Dilson Silva/Agnews

Marco Pigossi e Isis Valverde em gravação de Boogie Woogie em praia do Rio de Janeiro - Dilson Silva/Agnews

Marco Pigossi e Isis Valverde em gravação de Boogie Woogie em praia do Rio de Janeiro

AVA FREITAS

Publicado em 15/9/2014 - 22h32
Atualizado em 20/9/2014 - 6h58

Isis Valverde, a Sandra da novela Boogie Oogie (Globo), sofre da doença celíaca, mal que acomete quem apresenta intolerância ao glúten. Ao descobrir o problema, a atriz cortou os alimentos com essa substância e de quebra ganhou um corpo ainda mais enxuto.

A boa notícia é que o "efeito Isis" está ao alcance de quem quiser seguir o exemplo da atriz. Segundo Alice Amaral, médica especialista em nutrologia e medicina do exercício e esporte, pesquisas revelam que, ao chegar ao intestino, o glúten transforma-se em uma espécie de cola, grudando nas paredes intestinais.

“Com o passar do tempo, ele provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdômen, dores articulares, alergias cutâneas e depressão”, afirma a especialista.

Alguns dos alimentos que contêm glúten são farinha de trigo, aveia, centeio, cevada e malte. “A dieta sem glúten virou febre, pois o emagrecimento e a redução de gordura na área abdominal são comprovados”, diz Alice.

Isis fez a opção pela dieta sem glúten por causa da saúde, mas acabou se beneficiando dos efeitos estéticos _perda de peso, pelo processo de desinchamento, e redução da barriga_, o que têm atraído várias famosas, como Juliana Paes, Miley Cyrus e Gwyneth Paltrow.

A médica Alice Amaral ainda revela que mais de 70% da serotonina, hormônio do prazer, é produzida no intestino e, quando o órgão está sem glúten, essa produção é ainda mais eficaz, o que se traduz em uma sensação maior de bem-estar.


A atriz cortou o glúten da alimentação por causa da saúde, mas acabou ganhando os benefícios estéticos

De acordo com a especialista, o consumo de glúten ao longo dos anos pode fazer com que o metabolismo fique estagnado, dificultando a eliminação de toxinas e elevando o risco de problemas como dores de cabeça e enxaqueca.

Na lista de malefícios da ingestão da substância ainda estão obesidade, intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases, retenção de líquidos  e baixa imunidade. Assim como o açúcar, o glúten também é sequestrador do cálcio, aumentando os riscos de osteoporose.

Ao cortar o glúten da alimentação, a pessoa tende a consumir mais verduras e legumes, que, além de mais nutritivos, são menos calóricos, diz Alice Amaral. A médica afirma que, para adotar a dieta, é preciso procurar nos supermercados alimentos de boa qualidade e tomar cuidado com a contaminação cruzada. “O alimento sem glúten tem de ser armazenado separado dos outros. Não se deve usar o mesmo forno para assar um alimento sem e com glúten. Leia sempre os rótulos dos produtos”, fala a especialista.

A seguir veja uma sugestão de cardápio sem glúten elaborada por Alice Amaral para o Notícias da TV:

Café da manhã

- Suco verde (bater  2 folhas de couve, 1 talo de aipo, 1 maçã e 1 colher de sopa de quinoa germinada (para germinar a quinoa, coloque 1 colher de sopa do grão em um copo com água, durante toda a noite)

- Pão sem glúten ou bolacha de arroz

- "Manteiga de azeite" (misture azeite de oliva extra-virgem com ervas finas e leve ao congelador por 2 horas, depois guarde na geladeira)

- Ovo caipira cozido ou frito em água

Lanche

- Água de coco

- Semente de girassol torrada

Almoço

- Arroz ou massa sem glúten, com molho de tomate, mais semente de linhaça

- Carne magra assada ou cozida ou grelhada (boi ou peixe ou frango)

- Legumes crus e/ou cozidos

- Salada com vegetais folhosos (variados)

- Ovo caipira cozido

- Sobremesa: frutas com canela polvilhada

Lanche

- Chá de ervas ou limonada

- Tapioca recheada com frango desfiado ou carne moída e milho verde

- Fruta polvilhada com canela

 Jantar

- Sopa de carne com legumes e verduras

Ceia

- Chá de ervas


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.