Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Saúde e beleza

Hidrogel usado por Andressa Urach não é indicado para região das coxas

Fotos Agnews

A apresentadora da RedeTV! Andressa Urach, que está na UTI em consequência de aplicação de hidrogel - Fotos Agnews

A apresentadora da RedeTV! Andressa Urach, que está na UTI em consequência de aplicação de hidrogel

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 2/12/2014 - 14h51

Andressa Urach, que ficou conhecida por ser vice-campeã do concurso Miss Bumbum e por protagonizar barracos em A Fazenda, está hospitalizada desde sábado (29) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Conceição, em Porto Alegre. O motivo é uma infecção decorrente de um procedimento para retirada de hidrogel das coxas.

De acordo com especialistas, hidrogel está liberado para uso médico, mas não é indicado para áreas extensas como as pernas, como fez Andressa. "O hidrogel é seguro para pequenas áreas. Ele é liberado para cirurgia ortopédica e para preenchimento de rugas e pequenas áreas do rosto de pessoas como Aids", explica Álvaro Machado Gaudêncio, doutor em cirurgia vascular pela Universidade de São Paulo (USP).

"A poliamida [um dos componentes do hidrogel] é usada para aumentar volumes de determinadas áreas, já que 'aprisionam' moléculas de água ao seu redor. Há, no entanto, que se cuidar com grandes volumes, já que o conhecimento da anatomia do local é fundamental, pois a lesão de estruturas e aplicação no interior de vasos sanguíneos pode ser desastrosa", diz Vitorio Madarena Júnior, da Clínica Madarena, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Andressa Urach no Carnaval deste ano; hidrogel produziu o 'músculo' visível na coxa

A modelo e apresentadora injetou hidrogel nas coxas há cinco anos, para ficar com o músculo mais definido. Há cinco meses, fez uma lipoaspiração para retirar parte do produto, já que sentia dores no local quando se exercitava. Foi o dreno usado nesse procedimento que ocasionou a infecção.

"Uma vez injetado, não há como retirá-lo facilmente. Temos de esperar o metabolismo degradar as moléculas, o que depende de tempo. As dores podem ocorrer por vários motivos, como infecção, compressão de nervos ou até mesmo obstrução da circulação local", afirma Madarena.

O mais indicado para preenchimento estético de áreas como coxa e bumbum são as próteses de silicone, já que o material utilizado fica preso em uma bolsa e não há o risco de se misturar com a corrente sanguínea. Outra opção é o procedimento que tira gordura de uma parte do corpo para colocar em outra.

Como o implante de próteses exige cirurgia e todos os cuidados de pré e pós-operatório, muitas vezes o hidrogel acaba sendo uma opção tentadora, mesmo não indicada. "O material é de fácil aplicação e não precisa do período de recuperação. Mas não é recomendado", ressalta Gaudêncio.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.