Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Boa forma

Deborah Secco começa a malhar às 6h; siga dicas do personal da atriz

Felipe Assumpção e Léo Marinho/Agnews

A atriz Deborah Secco desfila o corpo malhado na festa de lançamento da novela Boogie Oogie - Felipe Assumpção e Léo Marinho/Agnews

A atriz Deborah Secco desfila o corpo malhado na festa de lançamento da novela Boogie Oogie

AVA FREITAS

Publicado em 3/9/2014 - 22h19
Atualizado em 7/9/2014 - 8h33

Deborah Secco, que está no ar como a aeromoça Inês de Boogie Oogie, prestou uma homenagem ao seu personal trainer, Rafael Lund, na semana passada, pelo dia do profissional de educação física, comemorado em 1° de setembro. "Vocês são responsáveis por eu ter aprendido a gostar de treinar e de cuidar do meu corpo. Parabéns! Não só por hoje, mas por todos os dias que, graças a vocês, venci minha preguiça", escreveu a atriz em seu perfil no Twitter.

Como Deborah é inspiração para milhares de mulheres quando se trata de boa forma, o Notícias da TV foi atrás de Lund, que atua no Rio de Janeiro, para que ele desse dicas de como engrenar na malhação de vez.

Desafie-se

Lund é treinador de Deborah há muitos anos e diz que, no caso dela, a principal forma de motivá-la é criar desafios. "Ela gosta de tentar se superar. De maneira geral, o segredo é esse: tentar detectar, em cada indivíduo, algo que ele goste e tenha prazer de fazer. A partir daí, é só mesclar o que ele precisa com o que ele gosta e, então, as chances de sucesso são grandes", fala o personal.

Objetivos e variedade

Outra estratégia usada por Lund com a atriz, mas que tem tudo para funcionar com qualquer um, é estabelecer um objetivo. Deborah é conhecida por sua entrega aos papéis que interpreta e para se adequar a eles engorda ou emagrece, conforme a necessidade.

De acordo com o especialista, ela se sente motivada cada vez que alcança uma meta estabelecida. Ele ainda acrescenta que, para estimular Deborah, aposta na variação dos treinos, sempre com exercicios diferentes e acessórios novos.

Deborah com Rafael Lund (o primeiro da esquerda) e outros profissionais da academia que frequenta no Rio

Grau de dificuldade

Segundo Lund, Deborah não gosta de monotonia, por isso ele não deixa que os objetivos dela sejam os mesmos por muito tempo. "Vou criando metas e, à medida que alcançamos, elas vão ficando mais desafiadoras", diz o personal trainer.

Tempo se cria

Por mais que a pessoa tenha uma rotina atribulada, quem realmente quer engatar na malhação tem de deixar de lado a desculpa da falta de tempo. "O que existe é falta de interesse. Quando a gente quer mesmo, madrugada vira dia, quarta-feira vira sábado e um momento vira oportunidade." Deborah, que encara jornadas de gravações de dez horas diárias, muitas vezes, começa a treinar às 6h.

Treinos curtos

Lund diz que os treinos curtos podem ser uma saída para aquelas pessoas que já chegam à academia dizendo que não gostam de se exercitar. Mas o profissional alerta que a modalidade exige cuidados. "Para serem eficientes, os treinos curtos precisam ser intensos. E treinos intensos para pessoas despreparadas podem ser perigosos ou lesivos", alerta. Antes de encará-los, a pessoa precisa passar por uma avaliação cuidadosa.

Peso e medidas

O personal diz que uma forma de manter os fujões de academia na linha é submetê-los a avaliações periódicas de pesos e medidas. "Fazemos isso tanto para mostrar resultado quanto para mostrar fracasso para as pessoas que faltam muito. Essas avaliações incluem medidas básicas, percentual de gordura, padrões de movimento etc."

Um exercício para chamar de seu

De acordo com Lund, atividades ao ar livre e/ou lúdicas, como os circuitos funcionais, são as melhores apostas para quebrar o padrão daqueles que costumam entrar e sair de academias como quem troca o canal da TV.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.