Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Leiloeiro que salvou Teleton foi apresentador do SBT nos anos 1980

Reprodução/SBT

O leiloeiro e apresentador Mauro Zukerman durante o Teleton 2019, no SBT

Mauro Zukerman na reta final do Teleton 2019: enviado pelo próprio Silvio Santos para a maratona

THELL DE CASTRO

Publicado em 27/10/2019 - 6h42

Com a inédita ausência de Silvio Santos no Teleton 2019, o dono do SBT convocou um amigo de longa data para ajudar suas filhas Patricia, Silvia e Rebeca a finalizarem a maratona televisiva em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). O que pouca gente sabia ou lembrava era que Mauro Zukerman foi apresentador de televisão durante muitos anos, tendo trabalhado boa parte de sua carreira artística na própria emissora.

Um dos maiores leiloeiros do Brasil, Zukerman entrou ao vivo na noite de sábado (26) avisando que fora enviado pelo próprio Silvio e ainda trouxe a tiracolo Iris Abravanel para auxiliar a bater a meta de arrecadação. Silvio sempre fechou o programa sem roteiro, e as filhas estavam perdidas, tendo cometido vários erros. "A gente está aprendendo a fazer ao vivo", tentou justificar Patricia.

Zukerman nasceu em 16 de março de 1958, na capital paulista, e se formou em Comunicação Social e Marketing, além de Locução Profissional pelo Senac. Em 1981, aos 23 anos, entrou na televisão, apresentando o programa Mosaico na TV, voltado à comunidade judaica, que era exibido aos domingos na TV Gazeta. Trata-se da atração mais duradoura da TV brasileira, no ar desde 1961.

Em 1983, ele se inscreveu no programa Novos Talentos, do SBT, que tinha apenas dois anos de vida na ocasião. Zukerman queria concorrer apenas como locutor, mas se saiu tão bem que acabou sendo contratado para apresentar toda a atração.

Na emissora, ele participou de diversas produções, como O Preço É Certo, Musicamp, Sessão Passatempo, Show da Tarde e Show de Calouros, além de concursos de Miss Brasil, entre outros. Também apresentou noticiários como Jornal da Cidade, Jornal 24h e Noticentro.

arquivo/sbt

Zukerman com Christina Rocha em foto de quando era contratado do SBT, nos anos 1980

Em 1988, trocou o SBT pela Band, onde comandou O Martelo de Ouro, que reacendeu sua paixão por leilões. De acordo com seu site oficial, seu pai e seu avô, na Argentina, já trabalhavam na área, o que fez com que tivesse com que tivesse muita proximidade com esse mercado. "Desde os 15 anos, sabia que seu destino estava traçado: um dia, seria leiloeiro", enfatiza a página.

Aos 26 anos, Mauro conseguiu autorização para trabalhar na área. Ainda na televisão, foi um dos primeiros a participar dos programas e dos comerciais da Tele Sena, lançada em novembro de 1991 por Silvio Santos.

Em meados dos anos 1990, apresentava o programa de televendas Tele Sisan, do Grupo Silvio Santos, ao lado de Emílio Surita, que já fazia sucesso no rádio e seria o futuro comandante do Pânico na TV e Pânico na Band. Suas últimas aparições regulares no vídeo foram em sorteios no fim daquela década.

Posteriormente, com problemas de agenda, Zukerman optou por deixar a televisão e se dedicar totalmente à carreira, pois os leilões dos quais participava aconteciam em diversas partes do Brasil. Em 2010, ele entrou no Guinness World Records ao bater um recorde mundial: o maior número de lotes vendidos em 24 horas, comercializando 620 lotes em quase seis horas.

No Teleton, Zukerman relembrou os velhos tempos e falou da relação com Silvio. No palco, ajudou a atração a bater a meta --mais de R$ 32,4 milhões foram arrecadados.


THELL DE CASTROé jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.